Os animais possuem diversos comportamentos considerados ‘estranhos’ pelos seres humanos, mas que, do ponto de vista dos estudiosos, possuem sempre uma explicação.
Você provavelmente já assistiu algum vídeo ou observou com os seus próprios olhos um grupo de aves ou peixes se movendo em perfeita sincronia, correto? Mas você já notou que alguns insetos, como as formigas, também realizam o movimento? Mas por que será que elas fazem isso?
Segundo o site Meganotícias, as formigas são praticamente cegas e se movem graças à alta sensibilidade a odores. Por isso, uma pequena alteração pode destruir o equilíbrio de do comunicação entre elas.
No vídeo, é possível observar um fenômeno conhecido como ‘círculo da morte’, descrito pea primeira vez em 1921 pelo naturalista americano William Beebe.
Com o passar do tempo, se notou que outras espécies, como os peixes, também podem ter o mesmo comportamento. O fenômeno ocorre em virtude da sensibilidade aos estímulos sensoriais, ou seja, estímulo sensorial gera uma reação igual, e assim que uma formiga começa a circular, seu cheiro será seguido pelas outras, e assim por diante.
Os especialistas dizem que isso normalmente acontece quando os insetos enfrentam algum obstáculo no seu caminho, como um objeto ou outro animal.
Uma das coisas mais impactantes de se observar no comportamento dos insetos no círculo da morte, é que, como o próprio nome diz, pode levar à morte. Eles podem acabar entrando em um loop que só é quebrado caso comecem a falecer por exaustão.
Ao notar o comportamento entre as formigas, o mais indicado é que você não interfira para não acabar sofrendo um ataque e sendo picado, caso seja da natureza da espécie.
LEIA MAIS:
Os 5 insetos mais estranhos do mundo!
Por que os mosquitos picam mais algumas pessoas do que outras?

