Você sente que está cansado de uma maneira extrema com seu trabalho e que isso já não te deixa seguir ou desenvolver de maneira tranquila suas atividades? Se a resposta para este questionamento é sim, pode ser que tenha Síndrome de Burnout.
Aos que desconhecem, o burnout é uma síndrome psíquica que nasce do esgotamento profissional. Em linhas gerais, é resultado de uma forte tensão emocional e estresse reiterado, produto de condições laborais desgastantes.
Sim, além de depressão, crises de ansiedade e outras doenças psicológicas, o burnout é algo ligado a um ambiente laboral tóxico ou com práticas tóxicas que a longo prazo podem afetar a sua saúde mental.
Não deixe de ler esta notícia: 10 sintomas que indicam que você tem depressão exógena e como notá-los
Vale lembrar que embora o termo tenha se destacado agora com a pandemia, a verdade é que a síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional foi descrita pela primeira vez em 1974, por um médico americano.
Mas e então, quais são os sintomas de burnout?
Listamos abaixo 10 sintomas, mas queremos ressaltar que há diversos outros:
- Lapsos de memória;
- Mudança evidente e brusca de humor;
- Dificuldade de se concentrar;
- Irritabilidade;
- Depressão;
- Dor de cabeça, sudorese, enxaqueca;
- Ausências no trabalho;
- Pessimismo;
- Baixa autoestima;
- Ansiedade.
#Importante
Queremos ressaltar que alguns sintomas do burnout estão diretamente ligados a outras doenças psicológicas, por isso, se faz necessário o acompanhamento e avaliação médica especializada.
Lembre-se que o texto é apenas informativo e não tem a proposta de fornecer diagnósticos, tratamentos ou substituir a visita regular ao médico.