Você se sente totalmente desmotivado e te dá um desespero em pensar que tem que ir para o trabalho? Além de estes serem alguns indicativos de que talvez tenha burnout — síndrome psíquica que é resultado do esgotamento profissional — podem também ser sinais de que você trabalha em um ambiente tóxico e que precisa de ajuda urgentemente.
ANÚNCIO
O grande problema de algumas culturas organizacionais tóxicas, é que algumas delas podem ser veladas, ou seja, quase que imperceptíveis, mas que a longo prazo afetam diretamente a sua saúde mental.
Pensando nisso, trouxemos hoje uma listinha com 10 indícios de que tem um emprego tóxico. Lembrando que estes são apenas alguns exemplos e que a lista é muito maior.
Já que falamos anteriormente em Burnout, não deixe de ler: 10 sintomas que REVELAM que você tem esgotamento profissional
10 sinais que evidenciam um emprego tóxico
- Todos querem outro emprego e há uma “eterna” dança das cadeiras;
- Seu desejo de crescer é visto como uma ameaça, principalmente por superiores;
- Nunca perguntam o que pensa a equipe;
- Tudo gira em cima do lucro. Embora esta meta não seja incorreta, afinal, é o que ajudará a que uma empresa siga funcionando, é importante saber dosar este tema e traçar estratégias que sejam saudáveis para todos;
- Seu chefe está sempre ou quase sempre nervoso e “desconta” isso nos funcionários;
- Você e seus parceiros de trabalhos estão sempre estressados e sobrecarregados;
- Não é possível compartilhar problemas com seu chefe ou time de RH;
- Seu superior nunca tem confiança em seu trabalho e nos dos demais colegas;
- O medo de permanecer na organização é maior do que o de ir embora;
- Querem sempre que você sacrifique sua vida pessoal antes do trabalho.
E então, se identificou com alguns dos tópicos listados acima?
⚠️⚠️⚠️ ALERTA IMPORTANTE ⚠️⚠️⚠️
Antes de mais nada queremos olhar a questão pelo ponto de vista mental. Se você se sente afetado para desenvolver suas tarefas diárias, é importante que busque um profissional especializado para que avaliem seu quadro de saúde e, se for o caso, indiquem o melhor tratamento a seguir.
Além disso, dependendo da situação enfrentada, por exemplo, em cenários que são identificadas práticas de assédio moral, entre outros, é aconselhável que busque orientação jurídica para que receba o efetivo aconselhamento sobre o melhor caminho a seguir.