Semelhante a outras doenças psicológicas, a depressão na maioria das vezes começa de maneira silenciosa e com sintomas que parecem ser inofensivos. No entanto, o grande problema disso é que a longo prazo, pode resultar em quadros mais complexos.
Pensando nisso, trouxemos hoje uma lista com 5 sinais que indicam que o que você está sentindo pode ser na verdade depressão. Vamos lá conferir?
Tem se sentido muito irritado?
Embora seja comum que todos tenhamos algum dia estressante ou que não estejamos bem com algo, se você nota que a irritabilidade é frequente, pode ser um sintoma de depressão e que merece o seu devido alerta.
Você dorme, mas não descansa?
Se o cansaço frequente já faz parte de sua rotina, além da avaliação física por um médico especializado, para descartar problemas específicos, é importante passar pela análise de um profissional especializado em saúde mental.
Coloque estas notícias em sua lista de leitura:
- 10 sinais da Síndrome de Tourette, a doença que começa na infância, e como identificá-los
- 10 sinais que REVELAM que você tem dependência emocional e como identificá-los
Ainda sobre o sono
É comum também quando falamos sobre depressão que um dos sinais seja de que a pessoa tenha dificuldades para dormir e constante insônia. O contrário também acontece, ou seja, a pessoa dorme demais.
Tem notado um humor triste?
Quando pensamos em tal doença — porque sim, depressão É UMA DOENÇA — é característico para a maioria ter um humor triste, com “brincadeiras” que remetem tal ânimo, piadas que tem como referências situações e fins trágicos, etc.
Há uma sensação de desamparo?
Para fechar a nossa listinha, é totalmente comum em casos de pessoas diagnosticadas com depressão, que haja uma sensação de desamparo ou de que estão sozinhas. Outro ponto de evidência, é que a pessoa pode ter um sentimento de culpa, sem necessariamente ter algo claro em mente sobre a razão.
Importante!
Queremos lembrá-lo de que não está sozinho e que PODE e DEVE buscar ajuda, para que a correta avaliação seja feita e o melhor caminho indicado.
Lembre-se que o texto é apenas informativo e não tem a proposta de fornecer diagnósticos, tratamentos ou substituir o acompanhamento médico regular.