Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 1,6 milhão de brasileiros têm esquizofrenia e, junto à doença, tais pessoas tem que lidar com um forte estigma social.
Ontem (26) o caso de Genivaldo de Jesus Santos, um homem de 38 anos, repercutiu nacionalmente, após a sua morte que tem como principal suspeito um grupo de policiais. O sobrinho da vítima disse que tentou explicar aos oficiais que o tio tinha esquizofrenia, mas não teve um retorno positivo.
Visto isso, diante de situações como a compartilhada anteriormente, queremos convidá-lo a entender o que é de fato a esquizofrenia e quais são alguns de seus sintomas.
Sobre a esquizofrenia
Em linhas gerais, a esquizofrenia é caracterizada pela falta de clareza do que é real e o que é ilusão, lembrando que isso é consequentemente algo involuntário. Ou seja, uma pessoa que tem tal distúrbio, apresenta reiteradas alucinações e outros sintomas ligados.
E por falar em sintomas…
Alguns sintomas que uma pessoa com esquizofrenia pode apresentar são:
- Mania de perseguição;
- Depressão;
- Realização de movimentos repetitivos;
- Apatia;
- Fala incoerente;
- Perda de memória;
- A pessoa não consegue distinguir o que é real de imaginação;
- O indivíduo escuta vozes;
- Lentidão durante a realização de atividades;
- Comportamento agressivo.
#InfoImportante
Queremos reforçar que para tais casos, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com atendimento gratuito através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Para mais informações, clique aqui!
É válido lembrar que alguns dos sintomas apresentados anteriormente podem estar associados a outras doenças e transtornos, por isso a necessidade do diagnóstico adequado.
Por fim, não esqueça que o conteúdo é apenas informativo e não tem como finalidade assegurar diagnósticos, tratamentos ou substituir o acompanhamento médico regular.