Um grupo de cientistas chineses descobriram recentemente um sumidouro que abriga uma floresta com ‘vegetação primitiva’. O fenômeno geológico está localizado no condado de Leye, ao sul da China, região que possui outros 29 buracos espalhadas por todo o território.
ANÚNCIO
De acordo com o site Meganotícias (texto em espanhol), o fenômeno é gerado após o deslizamentos em terrenos cársticos (rochas solúveis que foram compactadas). Quando esse material dissolve, em um processo de carstificação, são produzidas cavernas subterrâneas.
Você pode acompanhar o vídeo em inglês com a descoberta a seguir:
Vegetação primitiva
Zhang Yuanhai, engenheiro do Instituto de Geologia Cárstica do Serviço Geológico da China, explicou à agência Xinhua que o sumidouro possui 206 metros de comprimento, 150 metros de largura e atinge 192 metros de profundidade. Segundo os cálculos do especialista, a caverna pode conter mais de 5 milhões de metros cúbicos de água.
LEIA TAMBÉM: Saiba o motivo de algumas pessoas colocarem a língua para fora quando estão concentradas
Foi possível identificar três entradas, porém os espeleólogos que analisaram o local tiverem que descer de rapel. Lá dentro, caminharam por várias horas até encontra o fundo da caverna. Foi possível encontrar em seu interior espécies de vegetação consideradas primitivas pelos cientistas. No ambiente, que está intacto há anos, é possível também observar arvores de 40 metros de altura e samambaias que chegavam até os ombros dos cientistas que participavam da exploração.
LEIA MAIS:
⋅ Recordes que não existem mais no Guinness Book (ainda bem)
⋅ 3 brinquedos que já foram proibidos!
⋅ Estudo mostra que formigas são capazes de detectar câncer a partir do cheiro