Você tem algo que te machucou em algum momento de sua vida e não compartilhou com ninguém ou mesmo após ter contado, aquilo te marcou de alguma forma? Se respondeu sim, isso significa que você tem um trauma.
De forma geral, o trauma é uma espécie de lesão protagonizada por uma força externa, que podem ser ocasionadas por acidentes, situações de violência, entre outros.
E como o trauma pode impactar a saúde mental?
Principalmente quando não tratado, o trauma tende a se desenvolver e resultar em quadros mais complexos como depressão, crises de ansiedade, pânico, entre outros.
Coloque estas notícias em sua lista de leitura:
- Estes são os sintomas EVIDENTES de que você tem estafa mental e talvez não perceba
- 10 sinais que REVELAM que sua saúde mental está no limite e como percebê-los
É a mesma coisa que tentar ignorar um problema de saúde físico e ao final descobrir que ele resultou em algo maior e ainda mais grave.
Se você passou por um evento traumático — como é nomeada uma situação que te causou intensa dor — sabemos que por vezes pode ser difícil conversar sobre o tema ou até mesmo “te faltam” as palavras para poder compartilhar detalhes. No entanto, esta ação se faz de total importância, uma vez que é a partir deste momento que são traçados os caminhos a seguir e quais os cuidados serão necessários.
O que devo fazer para lidar com este trauma?
É importante que você busque ajuda especializada, seja de um profissional psicólogo ou até mesmo psiquiatra, para que possa dividir quais são seus sentimentos e medos e que assim, caso enfrente algum outro problema, receba o diagnóstico e as orientações de tratamento adequados.
Lembre-se sempre que você não está sozinho e que PODE e DEVE buscar ajuda especializada.
Isso pode te ajudar: 3 opções GRATUITAS de atendimento e fáceis de encontrar