Estilo de Vida

6 passos para reconstruir a confiança após a traição

A confiança se constrói ao longo do tempo e pode demorar a ser reconstruída em caso de traição, porém esses passos podem te ajudar a reconquistá-la

Traição
6 passos para reconstruir a confiança após a traição Imagem: Pexels

A confiança se constrói ao longo do tempo e, seja em um namoro ou amizade, é difícil de reconstruí-la após ela se quebrar. Contudo, difícil não é sinônimo de impossível e por isso o psicólogo Gregory L. Jantz cita 6 pasos para você reconstruir a confiança após ter traído alguém ou vice-versa. Veja quais são a seguir:

Perdoe a si mesmo

É preciso, primeiramente, entender que erros acontecem e não culpar o outro, ou culpar a si mesmo, por tudo. E o mais difícil, em primeiro lugar, é perdoar a si mesmo antes de conseguir perdoar o próximo.

“Na minha experiência, um primeiro passo poderoso é aceitar o que você fez. Todos nós abrigamos secretamente a ideia de que estamos acima de más decisões e comportamentos equivocados. Até que você possa deixar as coisas acontecerem e seguir em frente, provavelmente ficará preso e incapaz de progredir em áreas importantes e de cura”, diz Gregory.

Seja honesto

Se você errou ou está envolvido no erro, assuma. Na hora de conversar sobre isso, seja transparente e vulnerável e não tem minimizar a situação, pois cada pessoa age e entende a traição de formas diferentes.


LEIA TAMBÉM: Esposa descobre mentira do marido e muda a senha da internet para puni-lo

“Para ter sucesso na reconstrução da confiança, tudo deve ser conhecido e exposto. Qualquer coisa menos é apenas mais uma mentira e uma razão para a outra pessoa se sentir duplamente traída quando a verdade surgir”, explica o psicólogo.

Seja sincero

Sinceridade e honestidade até parecem coisas muito parecidas, mas podem ter alguns significados diferentes. Uma das perguntas que a pessoa que foi traída irá fazer provavelmente vai ser: Você está realmente arrependido de ter feito isso comigo, ou apenas lamenta que a verdade tenha sido revelada?” Nessa hora, você vai precisar ser o mais sincero possível e fornecer provas de que está arrependido, como:

  • Seja específico e não diga apenas frases como “sinto muito”;
  • Nos primeiros dias de tentativas de reconciliação, suas palavras não vão contar muito, por isso, mostre mais em ações do que em verbos;
  • Nunca dê desculpas ou tente transferir a culpa. Você fez o que fez, ponto.

Não seja apressado

Agora que o erro já foi cometido e você quer recuperar a confiança da sua parceiro ou parceiro de volta, não adianta se apressar. O especialista explica: “Tentar apressar aquele que você prejudicou em passos que eles ainda não estão prontos para tomar é uma maneira segura de lançar dúvidas sobre seu compromisso de longo prazo e desfazer qualquer progresso que você tenha feito.”

Aceite o perdão

“Às vezes chega o momento em que o traído está pronto para tomar medidas para restaurar o relacionamento à sua base anterior de confiança, mas é interrompido porque aquele que o traiu é incapaz de receber o que está sendo oferecido. Se todo o seu trabalho árduo de cura está prestes a valer a pena, deixe-o!”

Faça a mudança de cura durar

Agora que você se arrepende, se perdoou e foi perdoado, não deixe os erros voltarem à tona. “Proteja-se contra velhos hábitos de pensamento e comportamento”, finaliza o psicólogo Gregory Jantz.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS:

Relacionamento: 3 chaves para identificar se seu parceiro quer apenas um relacionamento casual com você

O que é fictosexualidade? Entenda tudo sobre as pessoas que têm atração personagens fictícios

Relacionamento: essas são as melhores perguntas para você fazer em um encontro rápido

       

Tags

     

Últimas Notícias