Seja pelo fato de você ou algum conhecido roncar demais, ao menos uma vez na vida o barulho chato já foi assunto de suas conversas. O ronco é uma resposta natural do corpo, mas pode incomodar e muito outras pessoas, principal àquelas que possuem o sono leve. Porém, mesmo o ronco sendo algo até mesmo comum, não é saudável, pois ele pode ser o sinal de que você não está respirando direito à noite.
Por isso, veja 5 dicas simples para você evitar o ronco durante o sono, de acordo com o site Megacurioso.
1. Dormir de lado
O principal erro das pessoas que roncam é dormir com a barriga para cima ou para baixo. Essas posições facilitam o ronco pois o espaço entre a língua e a parte de trás da garganta fica contraído.
Por isso, o ideal é que você busque dormir de lado. Além de ser mais saudável para sua coluna, isso vai evitar o barulho sem a necessidade de tratamentos especiais.
2. Reduza o álcool
Você já percebeu que, quando bebem, as pessoas ou você mesmo costuma roncar mais? Isso ocorre pois a bebida alcoólica costuma relaxar os músculos da língua mais do que o normal, fazendo com que, até mesmo quem nunca roncou, se torne alguém barulhento.
LEIA TAMBÉM: Você sente mais vontade de ir ao banheiro no frio? Esse é o principal motivo
Para evitar isso, obviamente, só maneirando na bebida, principalmente antes de dormir.
3. Protetor bucal
O protetor bucal é utilizado principalmente nos esportes de contato, como lutas e futebol americano, mas também pode ser muito útil para manter as passagens de ar limpas enquanto você dorme.
O mais recomendado é conversar com o seu dentista para que seja feito um molde personalizado que caiba perfeitamente na sua boca e não o machuque.
4. Travesseiros limpos
O ambiente que você dorme também pode influenciar sua respiração durante o sono, principalmente para quem é alérgico. Por isso o ideal é deixar o ambiente limpo, com foco na cama e nos travesseiros.
5. Tira nasal
Uma última cartada são as tiras nasais, que não são invasivas e podem ser muito eficazes. Coloque a fita sobre o nariz para que as vias nasais sejam dilatadas.