Assim como os seres humanos, os gatos também possuem uma evolução na dentição. Mas será que os felinos possuem a mesma quantidade de dentes que um ser humano? A resposta é: quase.
ANÚNCIO
Segundo o portal Petz, os gatos filhotes possuem 26 dentes, já os adultos possuem 30, cada um com uma função específica. Os humanos, por sua vez, possuem 20 dentes na infância e 32 na fase adulta, divididos em 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.
LEIA TAMBÉM: Cachorrinha com ‘carga elétrica’ surpreende dona após seus pelos serem levitados
Troca de dentes
Outra semelhança com os humanos é que os gatos também trocam de dente durante a vida. Eles nascem banguelas e os dentinhos vão crescendo aos poucos, levando de duas a seis semanas para chegar em 26 dentes. Esses dentes ficam até o três meses de vida, quando a troca de dentes ocorre. O processo acontece até o nono mês, onde todos os dentes serão substituidos, chegando ao total de 30. Então se você verificar algum dente caindo nessa fase, não se preocupe.
Existem sintomas?
Os gatos também ficam um pouco enjoados na troca de dentes. Com a gengiva irritada e dolorida, eles evitam comer, mas esse não é um sintoma muito comum. Caso o gato se mostre muito desconfortável, converse com o veterinário, que provavelmente irá indicar alimentos mais fáceis de serem mastigados. A hidratação nesse período também é muito fundamental. Um ponto de atenção é que eles também podem apresentar uma dentição torta, assim como os cachorros e os humanos.
Muitas pessoas não sabem, mas é necessário escovar os dentes dos felinos periodicamente. Contudo, para obter sucesso na limpeza, eles precisam se acostumar com a ideia desde filhote para que ele não fique irritado.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ O que os gatos GOSTAM e PODEM comer além da ração?
ANÚNCIO
⋅ Essas são as melhores raças de cachorro para você adotar em casal