Esse é um tipo de câncer raro que afeta a cavidade oral e outras estruturas, como gengiva, lábios e bochechas. O diagnóstico do câncer não é feito tão rápido pois é difícil de detectar nos estágios iniciais, pois existem poucos sintomas visíveis.
ANÚNCIO
O site especializado em saúde Medical News Today (em espanhol) explica que células malignas podem aparecer em duas áreas distintas do órgão, sendo a ponta da língua, reconhecido como câncer de língua oral, ou no dorso da língua (na base onde se à base da boca, próximo ao pescoço), nesse caso conhecido como câncer de orofaringe.
Segundo o Meganotícias, as causas específicas dessa condição não são totalmente claras, mas os estudos mostram que o certos comportamentos podem ser fatores de risco para o diagnóstico. Fumantes e pessoas que fazem consumo excessivo de álcool correm mais riscos de serem diagnosticadas. A má higiene oral também é associada ao câncer, principalmente na área dos dentes e gengivas.
LEIA TAMBÉM: Narguilé faz mal para a saúde? Ele vicia? Tire essas dúvidas no texto
Já o papilomavírus humano (HPV), que se associa à uma infecção sexual transmissível (IST), pode ser responsável pelo câncer de orofaringe. Casos de infecções genitais também são associados ao ao câncer cervical, anal e peritoneal.
Sintomas
Os primeiros sintomas são dor e aparecimento de lacerações (machucados) que não cicatrizam. Os sinais mais comuns são:
- Manchas vermelhas e/ou brancas na língua ou boca;
- Feridas e úlceras que não cicatrizam;
- Dor de garganta ou desconforto ao engolir;
- Sensação de que há algo preso na garganta;
- Dor na língua;
- Problemas para mover a língua ou a mandíbula.;
- Caroço na língua;
- Sangramento da língua sem motivo aparente;
- Dormência da boca.
É possível que esses sintomas apareceram por outras causas e condições, sem necessariamente ser algum tipo de câncer oral. A consulta com um médico especializado é indispensável para tirar dúvidas.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ANÚNCIO
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar, e não diagnosticar a condição citada. Em caso de dúvidas, procure um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem a prescrição de um especialista da área da saúde.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Síndrome de Ramsay Hunt: saiba mais sobre a infecção que afetou Justin Bieber
⋅ Gravidez: esses sintomas poucos conhecidos podem ser sinais de bebê à caminho
⋅ Estas são as bebidas PROIBIDAS e para eliminar já se você sofre de ansiedade