As alergias alimentares podem se tornar problemas graves para a saúde, principalmente se elas forem diagnosticadas. A resposta negativa ocorre quando o sistema imunológico de determinadas pessoas reage de forma ‘errada’ a certos alimentos, geralmente causando sintomas leves, mas também existem casos fatais.
ANÚNCIO
Quem nunca assistiu alguma série ou filme e determinado personagem começa a passar muito mal comendo algum alimento derivado de amendoim? Segundo o site Meganotícias (texto em espanhol), esse é um dos tipos de alergias alimentares mais comuns, mas existem outras, como nozes, castanha de caju, ovos, peixes, mariscos, leite, soja e trigo.
Alergia x Intolerância
Alergia não é a mesma coisa de intolerância e elas se diferem principalmente na gravidade. Essa segunda é geralmente associada ao leite, sendo a intolerância à lactose algo até mesmo comum. Quando alguém é diagnosticado com intolerância significa que o sistema digestivo dessa pessoa não é capaz de digerir algum composto nutricional presente naquele alimento. Já a alergia é nada mais é do que uma reação anormal.
LEIA TAMBÉM: Tremores não aparecem imediatamente: veja como a Doença de Parkinson progride nas pessoas
Sintomas
Existem diversas manifestações no corpo que podem indicar algum tipo de alergia alimentar. Alguns sintomas aparecem segundos depois da ingestão do alimento, já outros podem ser sutis e demorarem até mesmo horas. Os sinais podem ser divididos em três categorias: respiratórios, digestivos e cutâneos e, conforme informado pela Clínica Mayo, os mais comuns são:
- Sensação de formigamento ou coceira na boca;
- Urticária, coceira ou irritação da pele;
- Inchaço dos lábios, língua, rosto, garganta ou outras partes do corpo;
- Chiado, congestão nasal ou dificuldade para respirar;
- Dor abdominal, diarreia, náuseas ou vômitos;
- Tonturas ou desmaios.
Essas alergias costumam ser mais comuns na infância e diminuir ou desaparecer com a idade, contudo, isso não é regra e podem durar a vida toda, ainda de forma agressiva.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ANÚNCIO
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar, e não diagnosticar nenhuma doença. Caso tenha dúvidas sobre alergias, consulte um médico para realizar exames, geralmente feitos com testes cutâneos ou analisando o sangue. Além disso, nunca faça o uso de medicamentos sem prescrição.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Esses 5 “alimentos-medicamentos” podem salvar sua vida
⋅ Mulher revela no TikTok como foi parar no hospital após usar vape
⋅ As injeções de bronzeamento são febre entre as celebridades, mas podem ser um perigo para a saúde