Quando se está apaixonado, não é difícil confundir o amor com o controle. Em diversos casos, a preocupação pode estar mascarada de ciúme excessivo, podendo criar até mesmo um cenário tóxico e abusivo para o relacionamento.
Embora viver um romance perfeito de ficção seja o sonho de muitos, é necessário colocar os pés no chão, analisar o cenário e entender que você pode estar sendo controlado pelo parceiro. Neste caso, é necessário estabelecer seus limites e não permitir certas coisas.
Caso você perceba tais sinais de alerta e continua na relação, será mais fácil de se perder com o tempo e isso poderá colocar sua felicidade em xeque. Extraído do portal Nueva Mujer, confira três sinais que diferenciam amor de controle.
Veja mais: Relacionamento: 3 chaves de ouro para melhorar sua relação com o parceiro
1 – Ele faz piadas sobre você
Quando seu parceiro ri do seu modo de se vestir, zomba do seu físico, compara você com os outros e até te culpa se o interpretar de modo ruim, entenda isso como um sinal clássico de controle.
Provocar falta de confiança e ataques à autoestima pode permitir que ele exerça mais controle sobre você. Neste cenário, a melhor opção é pular fora da relação enquanto há tempo.
2 – Ciúmes excessivo
Estamos acostumados a ouvir que o ciúme na medida certa significa amor. Mas até que ponto você consegue definir isso? Por trás de muitos comportamentos “inocentes”, esconde-se a possessividade.
O próximo passo pode migrar para o controle de como você se veste, com quem você se associa, além de te acusar de trapacear e observar suas idas e voltas.
3 – Não te deixa tomar decisões
Decisões conjuntas entre casais é algo completamente normal, inclusive as discordâncias. Porém, a partir do momento em que você é impedido de fazer algo, preste bem atenção!
Ele pode sabotar a decisão que você acha que é a certa, caso não concorde, e acabar te pressionando a fazer apenas sua vontade. Neste estágio, o parceiro te domina como se você fosse inferior, criando suas próprias regras do relacionamento.