O consumo de enérgico sempre foi algo muito comum, porém, a procura entre os jovens está cada vez maior. A bebida costuma ser utilizada após passar muitas horas estudando, trabalhando ou até mesmo se divertindo e precisam de um ‘gás extra’ para se manter de pé. Contudo, de acordo com o site Meganotícias (texto em espanhol), o uso excessivo da bebida pode trazer danos à saúde e causar dependência.
A bebida energética é associada a problemas cardíacos e vasculares, principalmente quando consumidas na juventude. O problema nesse tipo de bebida está na alta concentração de cafeína. O produto é estimulante, mas deixam os receptores no cérebro cada vez mais tolerantes. Ou seja, quanto mais você consumir, mais cafeína será necessária para alcançar o mesmo efeito.
LEIA TAMBÉM: Você sabe como identificar um ataque de pânico? Estes são os sintomas de alerta
De acordo com estudos publicados na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine), a dependência ocorre após passar três dias tomando 100mg de cafeína por dia, quantidade que pode ser encontrada em um pouco mais de uma lata de energético.
A dependência pela bebida pode gerar até mesmo sinais físicos, com algumas manifestações relatadas sendo: sonolência, dor de cabeça e problemas de concentração, que podem ser sustentados por até 48 horas.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar. Caso apresente problemas devido à condição citada, busque por ajuda médica.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Água de gengibre com aveia para perder peso; acelere seu metabolismo e dê boas-vindas aos benefícios
⋅ Você já conhecia? Evite esta lista de alimentos se sofre com pressão alta
⋅ Flatulência: veja os perigos de segurar um peido