O corpo humano dá vários avisos quando algo incomum está acontecendo. Seja um espirro, febre ou dor de cabeça, todos esses sintomas podem indicar alguma outra doença. Mas a urina também pode ser um indicador de saúde e se você não tem o costume de verificar a cor dela antes de dar descarga, talvez seja hora de começar a fazer isso.
ANÚNCIO
Segundo o site Meganotícias (em espanhol), os graus de tonalidade podem indicar sae as pessoas que estão saudáveis e bem hidratadas. Com o consumo de água necessário em dia, o xixi deve estar em um tom amarelo, com a intensidade determinada pela quantidade de hidratação.
“Se a urina está mais pálida ou mais branca, significa que a água filtrada pelos rins está mais diluída”, explica Michael Palese, chefe do departamento de urologia do Mount Sinai Beth Israel Center ao site Health (texto em inglês).
LEIA TAMBÉM: Surto de hepatite em crianças pode ser provocado por vírus comum
Já em pessoas que não bebem tanta água, a aparência fica completamente diferente. Saiba diferenciar a seguir.
Amarelo escuro
Este é o indicador principal que você deve consumir mais líquido ao longo do dia, principalmente água. A falta de hidratação faz com que a cor se intensifique. “Se você está desidratado e está retendo mais água, a urina ficará cada vez mais escura“, diz o urologista.
Amarronzado
Tons marrons são um sinal grave de desidratação. Quando está neste nível, a urina tem a cor de um chá forte e a procura por um médico é necessária. Outro sinal de alerta que isso pode indicar é a falência dos órgãos. “Se alguém tem uma função hepática ruim, isso pode aparecer como urina amarela escura ou marrom”, comenta Michael. A cor também pode aparecer caso você tenha feito alguma cirurgia do sistema urológico, sendo assim, ela indica a presença de sangue diluído.
ANÚNCIO
Vermelho ou rosa
O consumo de alimentos como beterraba ou mirtilo pode ser facilmente visto na urina ou ainda nas fezes a partir da mudança de cor da evacuação. Medicamentos como rifampicina ou varfarina também causam a mudança de cor para tons vermelhos ou rosa. A cor pode causar preocupação pois o indivíduo pode achar que está sangrando e caso você não faça uso desse medicamentos ou não tenha consumido esses alimentos, você deve marcar exames o quanto antes.
Azul ou verde
Essas cores são incomuns e parecem ser preocupantes, mas existem explicações para essa cor ao urinar. Tons de azul ou verde podem ser consequência do uso de medicamentos anti-inflamatórios e antidepressivos. Contudo, a bactéria Pseudomonas aeruginosa também causa o mesmo efeito.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar, e não ceder o diagnóstico da condição citada. Caso tenha dúvidas ou apresente sintomas, procure um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem prescrição.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Mulher toma sol sem protetor e tem lábio queimado
⋅ Cidade de SP reforça vacinação contra meningite após dois casos confirmados; um paciente morreu