Não existem estudos documentando, mas é fato que animais de estimação sentem a ausência de algum morador da casa, seja seu tutor ou alguém da família.
ANÚNCIO
Conforme texto do site ManyPets, o psicólogo canino Stanley Coren já escreveu ao Psychology Today contando a história da cadela de um amigo chamada Lily que faleceu e sua gata acabou falecendo logo em seguida. Outro artigo do site Daily Mail traz o relato de um cachorro que morreu no Afeganistão após seu dono também partir.
o psicólogo animal, Roger Mugford, disse que testemunhou “vários casos em que animais de estimação morreram de tristeza”. Em seres humanos, o fenômeno é conhecido como ‘efeito viuvez’, que explica que quando uma das pessoas do casal morre, a outra fica deprimida e acaba morrendo meses depois.
Nos animais, alguns sinais podem ser percebidos com o luto, e o principal deles é a falta de apetite. Caso um gato pare de comer, ele pode sofrer com doença hepática gordurosa, que causa insuficiência hepática e, eventualmente, morte.
LEIA TAMBÉM: Animais de estimação podem morrer de tristeza? Veja no texto
Sinais de luto em um animal de estimação
Em famílias que possuem animais em casa e que passaram por luto, alguns sintomas dessa profunda tristeza podem ser percebidos, como:
- Vocalização mais alta, mais frequente e prolongada: miando, latindo, choramingando, choramingando, etc;
- Lamber granuloma: uma erupção cutânea que é o resultado de limpeza e lambidas excessivas;
- Perda de apetite: rejeição de alimentos;
- Apego excessivo: exigindo muita atenção;
- Dormir demais durante o dia e ficar inquieto à noite;
- Verificando continuamente os locais onde o falecido costumava ir;
- Rejeitando afeição;
- Falta de energia e interesse por atividades;
- Apatia.
Como ajudar um animal que está em luto?
A veterinária Karen Becker recomenda manter a rotina do animal mais regrada possível, com alimentação nos horários habituais, caminhadas e muita interação diária para fornecer distrações. Também é preciso que, nesse momento, o animal tenha tempo para lidar com a perda e, nesse caso, não é aconselhável introduzir outro animal em casa até que esteja tudo bem.
ANÚNCIO
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ As raças de cães mais caras do mundo