Um amortecedor possui a função de oscilar determinado objeto para evitar o contato direto de algum elemento com a superfície. Em relacionamentos, essa dinâmica de “mola” para evitar a gravidade do impacto recai sobre a pessoa que otimizará qualquer questão complexa, a fim de evitar intensidade.
ANÚNCIO
Pessoas assim geralmente fazem de tudo para evitar conflitos na relação e manter a boa harmonia com o parceiro. Sendo algo que te atrapalhe em seus relacionamentos, é interessante que haja busca por profissionais da saúde mental – psicólogos e terapeutas – para te ajudar a identificar a fonte do problema.
Ao encontrar aquilo que te atrapalha e te sobrecarrega, é necessário buscar formas de resolver tais questões. Contudo, é importante saber se existe essa característica de “amortecedor”. Para te ajudar, este artigo aborda os cinco sinais indicadores de tal comportamento.
Como funciona ser um “amortecedor” dentro do relacionamento
De acordo com a terapeuta Tonya Lester ao Psychology Today, um amortecedor “muitas vezes se torna tão hábil em gerenciar todos ao seu redor, antecipando e neutralizando problemas, que eles mal percebem que estão fazendo isso”, em muitos casos o seu próprio prejuízo.
É comum ignorar suas próprias necessidades na tentativa de resolver um problema, evitando assim conflitos e crescimento saudáveis. Acredita que soa familiar? Entenda se este é o seu caso.
Veja mais: Relacionamento: 3 perguntas de amor-próprio a se fazer antes de entrar em uma relação
5 sinais de que você é um ‘AMORTECEDOR’ na relação
1. Você se sente responsável por manter a harmonia entre os que estão a sua volta.
ANÚNCIO
2. Você acaba justificando o comportamento do outro para descaracterizar o impacto do que aconteceu.
3. Você acaba pegando mais responsabilidades por conta dos níveis de estresse ou incompetência do outro.
4. Você frequentemente se sente ressentido, desconsiderado ou ansioso em seus relacionamentos.
5. Você se envergonharia se alguém soubesse a respeito de algum mal comportamento seu para evitar conflito.