Todo é cuidado é pouco, mas além da dor absurda de pisar em um prego, caso o objeto esteja enferrujado, ele pode causar uma doença do tétano. A infecção não tem cura e afeta o sistema nervoso das pessoas infectadas. Além de metais oxidados, a bactéria Clostridium tetani pode ser encontrada em locais como solo e fezes de animais.
Segundo o site Meganotícias, o tétano fica inativo nas superfícies descritas acima e se desenvolve a partir de um meio material, como no caso do corpo humano. Além do próprio ferimento a partir do objeto que possui tétano, ele também tem a capacidade de e entrar e sobreviver a partir de ferimentos ou queimaduras que já estão na pele.
Sintomas
As complicações da infecção pode ser fatal, por isso a procura pelo atendimento médico para um diagnóstico precoce. De acordo com o site especializado Mayo Clinic, os sintomas da doença podem aparecer em até 10 dias e o tempo de incubação da bactéria é de 3 até 21 dias. Os sinais incluem:
- Rigidez nos músculos e espasmos, que pode ser detectado através do bloqueio da mandíbula;
- Tensão muscular ao redor dos lábios;
- Rigidez e espasmos no pescoço;
- Dificuldade de engolir alimentos;
- Músculos abdominais duros;
LEIA TAMBÉM: Mulher tenta reverter preenchimento labial e procedimento deixa sua boca completamente inchada
A rigidez e os movimentos involuntários podem ser vistos a partir de estímulos diversos, como sons altos, luzes fortes, corrente de ar forte e contato físico. Além disso, outros sintomas vistos com o progresso da doença são:
- Mudança de pressão arterial;
- Aceleração na frequência cardíaca;
- Febre;
- Transpiração excessiva.
Vacina
O Brasil possui a vacina contra o tétano que faz parte do calendário nacional. Segundo o site Tua Saúde, o bebê deve tomar aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforço aos 15 e 18 meses de vida, entre 4 e 5 anos e depois entre 9 e 10 anos de idade. Por último, deve ser repetida a cada 10 anos.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Procure um MÉDICO se você tem esses 3 SINTOMAS ao ACORDAR
⋅ Conheça 5 formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez
⋅ Conheça algumas consequências que a falta do consumo de água pode causar