O câncer de mama é um dos tipos que mais afetam as mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são 11,84 óbito a cada 100 mil mulheres. A doença depende de fatores genéticos e idade, pois é diagnosticado principalmente em mulheres mais velhas. Contudo, outras causas também podem ser consideradas, como sedentarismo, consumo de álcool e obesidade.
ANÚNCIO
Segundo o site Meganotícias, o consumo de certos alimentos podem ajudar a diminuir o risco do diagnóstico de câncer de mama. Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine) relacionou alguns tipos de gorduras saudáveis com a redução nas chances de mulheres em pré-menopausa, em torno dos 42 a 45 anos, desenvolverem a doença.
Analisando dados de 1.600 mulheres diagnosticadas com câncer de mama na China, a pesquisa mostrou que alimentos com gorduras poliinsaturadas, como ômega-3, reduzem o risco. O ácido alfa linoleico presente no ômega-3 reduz a chance em até 49%.
Pessoas que também consomem alimentos com ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA) reduziram o risco a 32%.
LEIA TAMBÉM: Acordou sem energia? Estes são 5 alimentos que vão te ajudar a recuperá-la rapidamente
Quais são os melhores alimentos?
“O que é bom sobre os resultados deste estudo é que houve uma redução no risco de câncer de mama com a ingestão total de ômega-3, que inclui peixes e fontes vegetais”, explicou a nutricionista Sarah Gold ao Very Well Health.
Entre os alimentos mais indicados para reduzir os riscos são os ricos em gorduras saudáveis, sendo eles:
ANÚNCIO
- Peixes como salmão, sardinha e atum;
- Frutos do mar, como mexilhões e ostras;
- Nozes;
- Abacate;
- Sementes de linhaça, chia, gergelim e calêndula;
- Óleos vegetais, como canola, calêndula ou de azeitona;
- Tofu;
- Ovos.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar, e não diagnosticar nenhuma doença. Caso tenha dúvidas ou apresente sintomas, procure um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem indicação de um profissional da área da saúde.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Unha encravada: Conheça 4 dicas para evitar que isso aconteça
⋅ Estudo sugere que pessoas que bebem café estão propensas a desenvolver câncer no esôfago
⋅ Limão: Conheça 10 benefícios que esta fruta cítrica pode proporcionar para a saúde