Os membros da realeza britânica atuam com uma série de protocolos e alguns que mais conhecemos são os códigos de vestimenta. Uso de vestidos, cor das unhas, chapéus entre outros itens têm suas próprias regras. Uma das regras de protocolo mais comentada nos últimos dias são as roupas que indicam luto.
Após a morte da Rainha Elizabeth, anunciada em 8 de setembro, vimos todos os membros da realeza usando essa cor. O traje funerário real está impregnado de tradição, o que significa que a família deve aderir a um certo conjunto de regras de estilo ao comparecer ao funeral da rainha na segunda-feira, 19 de setembro.
Não é somente usar um vestido preto
Além das roupas pretas, há outro item que não faltará no look fúnebre das mulheres da realeza, incluindo a princesa de Gales e a duquesa de Sussex: ambas ostentarão os tradicionais véus de luto de renda preta de alguma forma, já que essa é uma rotina nos funerais reais há décadas.
A princesa Kate usou um véu de luto sutil preso a um fascinator preto ao comparecer ao funeral do príncipe Philip em abril de 2021. A princesa Anne também usou a roupa tradicional no evento, que foi colocada sob um chapéu de abas largas.
Assim como a filha da Rainha, as demais mulheres devem seguir essa regra e é provável que Meghan Markle use um véu de luto em consonância com as demais mulheres da família.
O véu de luto é simbólico e prático, pois é usado por aqueles que estão em processo de luto por um ente querido. Eles geralmente são feitos de renda, tule ou material de rede fino que permite que uma pessoa veja através dele.
O propósito prático de um véu de luto é esconder o rosto, a fim de fornecer privacidade extra para aqueles que estão emocionados. Para figuras conhecidas como a realeza, o véu de luto também protege a pessoa dos fotógrafos.