Com muitos benefícios, ao passo que concede uma notável melhora na aparência de linhas finas e rugas, remove células mortas e clareia manchas escuras, o ácido lático é um poderoso aliado para a saúde e beleza da pele.
ANÚNCIO
Ele é um alfa-hidroxiácido ou AHA e é comumente usado como componente de produtos para cuidados com a pele que você pode comprar livremente no mercado. Claro, ele também está presente em muitos produtos para peeling e para tratamentos mais clínicos.
Molécula sintética
Na natureza, o ácido lático é encontrado no leite e em produtos derivados. Até hoje existem os adeptos dos antigos “banhos de leite”. Mas para uso na pele, os atuais produtos contém a forma sintética do ácido.
Preparamos uma espécie de manual para você começar a se beneficiar dos láticos, incluindo como usar e os efeitos colaterais que você precisa saber antes do uso, para que você possa escolher o produto mais adequado à sua pele e rotina.
Esfoliação
Sobre seus benefícios já comentamos no início, mas detalhadamente o ácido lático faz uma esfoliação na sua pele, removendo células mortas e estimulando - pelo movimento ao esfoliar - a renovação celular. O resultado é uma pele mais brilhante, suave e macia.
O composto é bastante eficaz ao promover uma mudança real e notável na pele ao ser usado com frequência, embora seja um dos hidroxiácidos considerados mais suaves. Os hidroxiácidos esfoliam e melhoram a textura geral da pele, mas o lático especialmente promove uma mega hidratação enquanto faz isso.
Use protetor solar
O ácido promove uma espécie de renovação na pele à medida que avança na troca de células velhas por novas, sendo um dos seus efeitos colaterais a sensibilidade da pele ao sol. Por isso é sempre recomendado o uso de protetor solar. Podem ocorrer também vermelhidão, coceira ou queimação quando aplicado pela primeira vez, mas esses efeitos ruins desaparecem em cerca de uma hora.
É importante ainda que você procure um produto de intensidade baixa, entre 5% e 10% no máximo, se você nunca usou ácido lático.