Terminar uma relação não é algo fácil, porém, deixar de lado uma pessoa que te tratava mal parece pior ainda. Não é tão incomum presenciar relações saudáveis, onde o parceiro era amoroso, gentil e atencioso, terminando de forma suave, enquanto relações doentias, com manipulações e mentiras, sendo mais difícil de ser superada. Mas qual seria a explicação para isso?
Nem todos os relacionamentos tóxicos começam dessa forma, e uma das coisas que fazem a pessoa que está amando, sofrer mais, é a vontade de querer voltar ao que era anteriormente. Se o seu parceiro era carinhoso e amoroso e isso mudou drasticamente, pode ser algo muito perturbador, e o desejo de voltar ao início é grande. Nesse momento, é comum algumas pessoas se culparem e acharem que fizeram algo de errado. “Achamos que, se rompemos o relacionamento, devemos ser capazes de consertá-lo, o que pode nos levar a nos esforçar mais para recuperar o bom relacionamento”, explica Sarah Lee ao Metro UK, psicoterapeuta especializada em transtorno de estresse pós-traumático.
Outro fator que torna o término difícil tem a ver com a autoestima, onde alguns indivíduos acham que não merecem alguém melhor. “Se temos alguma preocupação de que não somos bons, inteligentes e atraentes o suficiente, isso pode realmente alimentar nossas ideias sobre a necessidade de nos esforçarmos mais para fazer com que outras pessoas sejam legais conosco ou nos tratem bem”, diz a especialista.
Outros motivos comuns que impedem a superação de uma relação tóxica são:
- O investimento de tempo e energia;
- Relacionamentos tóxicos ser um padrão;
- Sentir pena do parceiro.
Como superar
O primeiro passo é se questionar se você normalizou estar em um relacionamento tóxico. Crescer em um ambiente violento, cercado de brigas e discussões, pode fazer com que a ideia de relacionamento seja apenas isso. A psicoterapeuta Charlotte Pardy lista cinco dicas para superar relacionamentos tóxicos:
- Construa uma rede de apoio com amigos e familiares;
- Entenda se você possui algum trauma e busque ajuda para cuidar da saúde mental;
- Observe se você as suas emoções estão sendo manipuladas;
- Observe outros relacionamentos;
- Estabeleça limites saudáveis em relacionamentos futuros;
- Pense em como você pode melhorar seu relacionamento consigo mesma.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Relacionamento: 3 provas de que você não se AMA o suficiente para se relacionar
⋅ 3 razões pelas quais você deve terminar uma amizade
⋅ Ela culpou a cunhada pelo divórcio e arrumou uma grande confusão