É prazeroso ter a certeza de que alguém possa gostar de você, pois o faz se sentir desejável e aumenta o ego. Até então, não há problema nenhum em ser o ‘crush’ de outra pessoa. O problema começa quando a expectativa do indivíduo apaixonado é alimentada propositalmente sem que haja correspondências justas.
ANÚNCIO
Agir de má fé apenas para elevar o ego e manter alguém “na palma das mãos” está completamente ligado a falta de responsabilidade afetiva. Talvez você tenha se deixado levar pela emoção e diversão, mas não percebeu a gravidade de sua atitude.
Para entender melhor como isso pode ser classificado, há um termo para quem possui tais atitudes. A classificação que define a recepção das “sobras de amor” entregue por alguém é o “breadcrumbing”.
Veja mais: Relacionamento: 3 dicas VALIOSAS para superar relações fracassadas, segundo especialista
O que é o ‘breadcrumbing’?
‘Breadcrumbing’ é quando sinais de paquera são enviados, mas sem compromisso (em sua tradução pode ser considerado como “migalhas de pão”) para atrair um parceiro romântico sem gastar muito esforço. Isso acontece quando a pessoa usa algumas ferramentas mínimas de flerte, mas sem real interesse.
Em entrevista ao portal Brides, Kelly Campbell, Ph.D., professora associada de psicologia e desenvolvimento humano da Universidade Estadual da Califórnia, em San Bernardino, trouxe a definição do termo com uma exemplificação.
De acordo com Campbell, ‘breadcrumbing’ “está levando alguém a usar romanticamente fóruns online ou eletrônicos (pense: mídia social ou mensagens de texto) para manter o interesse de alguém em você, mesmo que você nunca pretenda se envolver romanticamente com eles”. Essa tática serve para manipular a outra pessoa e torná-la dependente.
ANÚNCIO
Veja mais: Relacionamento: 4 SINAIS de que você está sofrendo ‘breadcrumbing’ e ainda não se deu conta
4 sinais de que você faz ‘breadcrumbing’ e não possui responsabilidade afetiva
1 – Você faz isso para se sentir melhor consigo mesmo
“Quanto mais interesse dos outros eles mantêm, melhor eles se sentem sobre si mesmos”, explica ela.
2 – No fundo, você busca validação alheia
“Eles precisam de validação dos outros. “Eles não se sentem confortáveis ou confiantes, a menos que obtenham garantias constantes de outras pessoas de que são dignos ou valiosos”, diz Campbell.
3 – Você possui traços narcisistas
“Muitas vezes, esses indivíduos têm uma personalidade caracterizada pelo narcisismo, bem como uma abordagem superficial dos relacionamentos”, afirma a especialista. “Eles não se sentem culpados por manipular os outros e brincar com as emoções das pessoas.”
4 – Talvez você já esteja em um relacionamento
“Outra razão para isso acontecer é que eles já estão em um relacionamento com alguém, mas ainda estão buscando a atenção dos outros”, observa Campbell.