Um cabeleireiro está viralizando nas redes sociais, ao mostrar as transformações que está fazendo em mulheres catadoras de materiais recicláveis.
Alef Farias é de Itapetininga, cidade do interior de São Paulo. Ele criou um projeto chamado “O que Alef faria por você”, em que oferece um “dia da beleza” a mulheres de baixa renda.
“Elas são selecionadas ou indicadas por alguém. A gente percebe que todas têm uma história de vida sofrida. Mulheres trabalhadoras, guerreiras, que deixaram os próprios cuidados em segundo plano. Não é só questão estética. Quando se olham transformadas, elas se redescobrem e renovam a autoestima”, contou o cabeleireiro, em entrevista ao portal G1.
Os vídeos já acumulam milhares de visualizações nas redes sociais. Alef mostra toda a transformação, desde o momento em que elas chegam ao salão até o corte finalizado - e a surpresa das mulheres.
“Fiquei com receio de acharem que o projeto era pra promover o salão, mas pensei ‘na internet tem tanta coisa ruim, tanto ódio. Precisamos mostrar esse lado humano”, acredita ele.
Este não é o primeiro projeto social de Alef: ele já participou de outros projetos, como distribuição de marmitas. Com o dia de beleza, ele agora busca parceiros em clínicas odontológicas e até mesmo supermercados.
“No vídeo, eu já coloco o Pix da cliente para que as pessoas possam ajudá-las. Só que eu queria fazer mais. Dar uma cesta básica, produtos de higiene. Enfim, quero tocar isso pra frente”, relatou ao G1.
Leia também: [VÍDEO] Cachorrinha viraliza ao imitar Carminha, vilã da novela ‘Avenida Brasil’