Esta imagem tirada com o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA mostra Terzan 1, um aglomerado globular que fica a cerca de 22.000 anos-luz da Terra na constelação de Escorpião.
Como detalhado pela NASA, por meio de comunicado, é um dos 11 aglomerados globulares que foram descobertos pelo astrônomo turco-armênio Agop Terzan entre 1966 e 1971, quando ele trabalhava na França, baseado principalmente no Observatório de Lyon.
Terzan 1 não é um novo alvo para o Hubble. Uma imagem do aglomerado foi divulgada em 2015 , tirada pela Wide Field and Planetary Camera 2 (WFPC2) do Hubble.
Como detalhado pela NASA, esse instrumento foi substituído pela Wide Field Camera 3 (WFC3) durante a missão de manutenção do Hubble de 2009.
O WFC3 tem um poder de resolução superior e um campo de visão mais amplo do que o WFPC2, e a melhoria é óbvia nesta imagem fantasticamente detalhada. Confira:
NASA revela detalhes de buraco negro gigantesco
Em outro registro impressionante, no coração do centro estrelado desta galáxia encontra-se um buraco negro com cerca de 100 milhões de vezes a massa do nosso Sol.
Como detalhado pela NASA, conhecida como Caldwell 67, a galáxia nesta imagem #HubbleClassic reside a cerca de 45 milhões de anos-luz de distância.
Seus braços espirais se estendem ainda mais além dessa visão – mais de 100.000 anos-luz
Ainda de acordo com as informações, um círculo de estrelas muito brilhante e brilhante compõe o centro de uma galáxia espiral. Os braços da galáxia se estendem para cobrir toda a imagem, pontilhada com rajadas arroxeadas de formação estelar. Confira:
Texto com informações da Agência Espacial Americana
- CONFIRA OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- NASA divulga sequência reveladora captada pelo Telescópio Hubble no espaço; considerada a maior e mais imponente
- Assim funcionará o novo projeto da NASA que vai construir uma ‘sombra estelar’ no espaço para encontrar planetas; veja detalhes
- Astronauta da NASA publica ‘foto assustadora’ da Terra captada desde o espaço; confira registro impressionante
- Telescópio Gama Fermi da NASA faz descoberta histórica e desvenda importante mistério no espaço; confira detalhes