Diz o ditado que o ser humano conhece mais do universo do que o próprio oceano. Uma coisa é certa: ainda existem muitas coisas a serem encontradas nas águas por aí. Segundo a ciência, 80% do oceano ainda não foi explorado. O ponto mais profundo do oceano conhecido pelo ser humano é Depressão de Challenger (Challenger Deep), na Fossa das Marianas, com 11 quilômetros de profundidade.
E isso traz algumas curiosidades, como espécies interessantes e estranhas que vivem nas águas e já foram registradas. Confira a seguir a lista elaborado pelo canal ‘Nerd Show’.
Polvo adorável
Em 450 metros de profundidade habita o Opisthoteuthis adorabilis ou polvo flapjack, com somente 20 centímetros e com uma aparência realmente adorável. Eles habitam lugares mais escuros e flutuam pelas águas para economizar energia. Outra espécie parecida com o ‘adorável’ é o polvo dumbo, com barbatanas maiores na cabeça e que vivem em profundidades maiores, de mil a 7 mil metros.
LEIA TAMBÉM: As 5 músicas brasileiras mais tocadas internacionalmente
Anjo do mar
O anjo do mar é uma espécie de molusco que sem concha que mede de 3 a 5 centímetros e com uma cor translúcida e que aparenta ter asas. Essa criatura estranhamente bonita é carnívora e se alimenta até mesmo de um parente distante chamado Limacina.
Barriga sangrenta
Apelidado de bloodybelly ou ‘barriga sangrenta’ em tradução literal, o Lampocteis cruentiventer é uma espécie translúcida repleta de cílios pelo corpo. Foi catálogo em 2001 e vive entre 400 e 1000 metros de profundidade, um lugar com pouco oxigênio, o que faz com que a sobrevivência desse animal em aquário para a exposição seja perfeitamente controlada.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ ‘Bebê pop’: Esses são os nomes da cultura pop mais comuns entre os bebês
⋅ Estudo mostra que as pessoas ainda podem estar conscientes mesmo depois da morte
⋅ Descubra 5 curiosidades sobre a ave mais perigosa do mundo