Elizabeth Debicki, que interpretará a princesa Diana na 5ª temporada de The Crown, comentou em entrevista ao Entertainment Weekly, que recebeu diversas mensagens de familiares, amigos e conhecidos a parabenizando pelo papel. Mas, o que mais a chamou sua atenção foi que a principal curiosidade, após os parabéns, era se ela usaria o famoso vestido de vingança da Lady Di.
“Me fascinou como as pessoas estavam em transe com aquele vestido”, diz Debicki. “Quando foi divulgado que eu tinha o papel, recebi essas mensagens de texto de parabéns, [mas] também havia uma grande quantidade de mensagens de texto sobre o Vestido da Vingança. ‘Você vai usar o Vestido da Vingança?’, e pessoas em êxtase: ‘Oh meu Deus, você vai usar o Vestido de Vingança!’”, diz a atriz em entrevista ao EW.
Confira trailer divulgado hoje pela Netflix com a atriz usando o icônico vestido na época mais turbulenta para a família real:
O vestido foi projetado por Christina Stambolian, e ficou famoso pela princesa Diana ter usado em uma festa da Vanity Fair, na Serpentine Gallery de Londres em 1994, logo após o seu marido, príncipe Charles - agora rei Charles III - admitir que havia a traído com Camilla (sua atual esposa), em documentário transmitido pela ITV.
O vestido de ombro a ombro, preto, com um belo decote e justo, valorizou Lady Di e fugia dos códigos de conduta da realeza, por isso, foi tão comentado e virou icônico.
Debicki conta à EW como foi para ela vestir a recriação da peça: “Foi muito significativo e bastante poderoso, mas também provocou algo em mim como atriz”, diz a australiana. “Eu realmente não consigo explicar isso. É incrível que um vestido represente um momento na história, ou que a vida desse ser humano represente tanto e se torne tão icônica. Então esse foi um grande dia no set para mim!”.
A intérprete da princesa Diana diz ter trabalhado em colaboração com a figurinista de The Crown, Amy Roberts, e a compradora-chefe Sidonie Roberts, nas roupas que ela usa na série.
“Eles são incríveis e nos demos muito bem como pessoas e como colaboradores”, diz a atriz. “Não se trata realmente de uma recriação. Estávamos realmente interessados em aprofundar a essência do que tornou o guarda-roupa tão icônico, por que foi inovador de várias maneiras, quais pensamentos psicológicos [estavam] por trás dela fazer escolhas que eram meio inovadoras, no sentido de moda, e também como membro da família real, obviamente. [Diana] criou uma silhueta que era mais casual, mais relacionável, mais legal, talvez mais chique, e por isso estávamos tão interessados em entrar nessa psicologia.”
A 5ª e penúltima temporada de The Crown estreia em 9 de novembro na Netflix.