Estilo de Vida

Por que a separação dói tanto? Veja o que a ciência explica sobre o ‘desgosto’

Neurocientista explica o motivo de algumas pessoas sentirem dores físicas após um término

Reprodução/Instagram

Um término de relação pode causar diversas consequências. Algumas são mais leves, com uma tristeza que dura por alguns dias. Contudo, alguém indivíduos costumam sentir muito, com uma tristeza que se torna até mesmo física, causando dores, falta de apetite e outros problemas.

ANÚNCIO

Segundo texto do Metro UK, o desgosto faz parte da experiência humana. Em determinadas situações, como ter o coração partido por quem você ama, ele causa dores mentais, que pode evoluir para algo físico.

A última vez que tive meu coração partido, senti náuseas por semanas, perdi uma quantidade alarmante de peso devido à falta de apetite e senti como se tivesse caído de um conjunto de escadas”, escreve a jornalista que escreveu o texto no qual essênio baseado. Mas por qual motivo o desgosto se torna algo que afeta o corpo?

LEIA TAMBÉM: Relacionamento: 3 coisas que VOCÊ PRECISA FAZER antes de ir morar com o seu parceiro

Não existe uma explicação direta sobre a ligação, apenas teorias que explicam as dores físicas intensas.

A neurocientista e comunicadora científica Alice Gray explica que a rejeição pode ser seriamente traumática para nossos cérebros pois os seres humanos são animais sociais e projetados para buscar conexões próximas.

“O impacto de um rompimento em nosso cérebro pode se espalhar para sintomas físicos, já que nosso cérebro está tão intrincadamente conectado à saúde física e ao bem-estar”, explica ela. Após um rompimento ou rejeição, o cortisol, hormônio do estresse, é liberado, e isso afeta os músculos devido às alterações no fluxo sanguíneo. Consequentemente, o problema pode gerar até mesmo doenças como gripe, já que o sistema imunológico é afetado.

ANÚNCIO

“A rejeição e a dor emocional são processadas na mesma parte do cérebro que a dor física”, diz Alice, por isso momentos dolorosos emocionalmente causam dores físicas.

“O amor e os relacionamentos nos dão uma fonte regular de química cerebral de bem-estar. O toque físico, o tempo de qualidade, o sexo e a ligação causam a liberação de produtos químicos em nosso cérebro chamados dopamina e serotonina’, explica.

Segundo Alice, “Isso pode desencadear ansiedade, estresse e depressão. Por causa dessa retirada, muitas vezes vemos pessoas tentando substituir esses químicos de outras maneiras, como sexo casual, comer besteira ou beber”.

LEIA MAIS: Relacionamento: Seu parceiro NÃO te deseja mais e aqui estão as 3 soluções

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias