Para qualquer setor da vida, é necessário dominar habilidades em relação a suas próprias emoções. Saber lidar com elas pode otimizar qualquer dor de cabeça enfrentada na área que for. Em relacionamentos, de modo geral, saber reconhecer seus sentidos é de extrema importância.
Nas relações amorosas, por exemplo, é uma preocupação. Buscar agir por meio racional ao invés do emocional é muito importante. Controlar suas emoções para não dizer a coisa errada na hora errada, não ultrapassar limites e se impor quando necessário são atitudes que necessitam do autocontrole e autoavaliação.
Evitar emoções pode ser um tiro no pé
Ocultar seus sentimentos e agir como se eles não fizessem diferença é algo completamente danoso. Quando não se há o domínio das próprias emoções, elas acabam te guiando para um caminho de dor, no qual poderia ser evitado.
Da mesma forma, permitir emoções positivas e realistas também é algo necessário. Assim, você acaba tendo uma vida mais equilibrada, na medida do possível.
“Cada emoção que você tem desempenha um papel significativo. Cada uma está lá para alertá-lo e defendê-lo, motivá-lo e conectá-lo e guiá-lo pela vida”, explica a psicóloga e PhD., Jonice Webb, ao Psychology Today. “E, no entanto, ninguém nos ensina formalmente como usá-los.” Felizmente, nunca é tarde demais para aprender maneiras mais saudáveis de controlar suas emoções.
Veja mais: Relacionamento: Seu parceiro é PARA você se ele apresentar estes 3 sinais
Extraído da mesma fonte, abaixo você confere alguns caminhos para controlar as emoções e viver melhor.
7 Formas essenciais para controlar suas emoções
- Esteja ciente sobre suas emoções e pensamentos.
- Identifique e rotule seus sentimentos. Seja o mais específico, na medida do possível.
- Aceite e valide todas as suas emoções. Não se julgue ou se envergonhe por tê-las.
- Suas reações presentes podem inconscientemente te levar a experiências passadas.
- Sente-se com seus sentimentos e não tente suprimi-los ou evitá-los.
- Você não pode escolher o que sentir, mas pode decidir o que fazer com seus sentimentos.
- Não tenha medo de se expressar.