Estilo de Vida

Balenciaga pede desculpas por campanha com documentos de abuso infantil em exibição

O marketing da marca geralmente é o "fator de choque", mas dessa vez, passou dos limites

A empresa lançou sua nova coleção ‘Balenciaga Objects’, mas a resposta não foi a esperada, já que apresentava crianças posando com ursinhos de pelúcia que pareciam estar vestidos com fantasias de BDSM.

Sob a direção criativa de Demna, a marca apresentou a sua coleção com uma campanha que gerou grande polêmica, já que os protagonistas são menores e o ambiente em que se encontram é bastante delicado.

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O fotógrafo italiano Gabriele Galimberti é o autor desta série de fotografias. A campanha foi duramente acusada de mostrar crianças com bichos de pelúcia usando roupas ‘bondage’ de couro preto com tachas. Um dos ursinhos usa uma gargantilha de metal com cadeado terminando em B.

A campanha tornou-se ainda mais controversa quando diferentes internautas denunciaram que, ao ampliar uma das fotos, era possível ver uma frase na página 11 de Ascroft v. Free Speech Coalition, em que a Suprema Corte dos Estados Unidos anulou a parte que proibia a ‘pornografia infantil virtual’ porque, segundo os juízes, não era obscena ou real.

Diante de diferentes comentários de internautas, a casa se desculpou por meio de seus stories em sua conta no Instagram, no qual se pode ler:

“Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que nossa campanha de fim de ano possa ter causado. Nossas bolsas de pelúcia não deveriam aparecer com crianças nesta campanha. Removemos imediatamente a campanha de todas as plataformas.”

A declaração da marca continuou: “Pedimos desculpas por mostrar documentos perturbadores em nossa campanha. Levamos esse assunto muito a sério e tomaremos medidas legais contra as partes responsáveis pela criação do conjunto e pela inclusão de itens não aprovados para nossa sessão de fotos da campanha Primavera 23. Condenamos veementemente o abuso de crianças em qualquer uma de suas formas. Defendemos a segurança e o bem-estar das crianças.”

Ao longo do ano, esta tem sido uma das casas mais polêmicas do setor, não só pela inspiração para os seus designs ou acessórios inspirados em objetos do nosso cotidiano, mas também pela recente ruptura com Kanye West.

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