Recentemente o ator Chris Hemsworth, que interpreta ‘Thor’ no cinema revelou sofrer de uma mutação genética que aumenta o risco de desenvolvimento de Alzheimer. A descoberta foi feita após exames, que mostravam que o ator de 39 possuía duas cópias do gene ApoE4, o que aumenta as chances do desenvolvimento da doença em oito vezes. Mas além deste teste, será que é possível identificar a Doença de Alzheimer precocemente?
ANÚNCIO
Segundo o site Megacurioso, não existe um exame específico para identificar a doença precedentemente. Os testes feitos por Hemsworth, por exemplo, mostram que há maiores chances para o desenvolvimento, mas não mostra com exatidão se o Alzheimer vai se manifestar.
Em sua maioria, o diagnóstico só acontece após a progressão da doença e dos sintomas. O Alzheimer se mostra uma condição com sinais inespecíficos. Por isso, ao realizar o diagnóstico, o trabalho médico consiste em dar melhores condições para o paciente, já que a doença se mostra progressiva, piorando com o passar do tempo.
LEIA TAMBÉM: Fazer exercício com o estômago vazio ajuda a perder peso? Isso é o que a ciência diz
Principais sintomas
A perda de memória é o sintoma mais relacionado ao Alzheimer, contudo é possível observar outras situações, como falta de concentração, de orientação, perda de noção do tempo, espaço, local e data. Um outro sintoma da doença que é pouco falado é a mudança de personalidade e de humor, onde os indivíduos podem ficar repentinamente agindo com medo, desconfiado, paranoico, ansioso ou deprimido. O site Tua Saúde informa que os principais sintomas são:
- Perda de memória;
- Dificuldade em executar tarefas do dia-a-dia;
- Desorientação;
- Problemas de linguagem;
- Repetir conversas ou tarefas;
- Trocar o lugar das coisas;
- Mudanças bruscas no humor e na personalidade, em alguns casos;
- Desinteresse pelas atividades habituais.
LEIA MAIS:
⋅ Um truque escandinavo pode ajudar a dormir perto de outras pessoas
⋅ Estes são os 5 erros mais comuns que cometemos ao iniciar uma dieta