O sono é um momento reparador, que serve para recuperar as energias gastas durante o dia. Para que a sua saúde noturna seja plena, os especialistas recomendam dormir em torno de sete horas por noite. Contudo, alguns fatores podem acabar atrapalhando o descanso, entre eles a comida ingerida durante o dia.
ANÚNCIO
O sono também pode ser afetado por distúrbios, estresse e questões relacionadas à saúde mental, mas o alimento é um dos motivos que é possível regular. Confira a seguir quais os alimentos que você deve evitar o consumo antes de dormir.
Café
O mais óbvio entre eles é o café, um dos principais culpados pelo sono desregulado. A cafeína, além de manter o cérebro ativo, é uma substância que demora para ser processada. Segundo o site The Sleep Doctor, a última xícara de café deve ser tomada antes das duas horas da tarde, pois o corpo humano leva de seis a oito horas para processá-lo por completo.
Chocolate
Você gosta de incluir o chocolate como uma sobremesa após a janta? Esse pode ser o motivo do seu sono desregulado. O chocolate amargo possui aproximadamente 79 miligramas de cafeína m 56 gramas de uma barra de cacau 70%, conforme explicado pelo Eat This!.
LEIA TAMBÉM: Jovem é ferida por seringa na praia e faz alerta sobre o perigo do descarte irregular após o uso de drogas injetáveis
Tomate
Alimentos ácidos, como o tomate, podem perturbar o seu sono, principalmente se você já for diagnosticado com algum problema gastrointestinal. A sensação de azia e queimação faz com que você não desligue por completo durante o descanso.
Doces
Comer muito açúcar durante a noite faz com que a glicose aumente a quantidade de insulina, dificultando a vontade de adormecer.
ANÚNCIO
Outros alimentos que dificultam o sono são:
- Alimentos gordurosos;
- Especiarias picantes;
- Cerveja e vinho.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Escarlatina: saiba mais sobre essa doença que afeta principalmente crianças e adolescentes
⋅ Estas são as 5 maneiras mais simples de umidificar o ar da sua casa
⋅ Estas são as 4 maneiras de superar um divórcio e recuperar a sua autoestima