Você sente que está ‘a beira de explodir’ nessa reta final de ano? Seja por diversos motivos, é comum que, no mês de de dezembro, alterações de humor, insônia ou excesso de sono, angústia, dores no corpo e fadiga aumentem no final do ano.
ANÚNCIO
Segundo uma pesquisa realizada pela Isma-BR (Internacional Stress Management Association — Brasil), os níveis de estresse e ansiedade da população brasileira sobem 75% em dezembro. Isso acontece devido às próprias cobranças, balanços, avaliações e preocupações pelo ano que está por vir.
“Fatores como saúde, problemas socioeconômicos, emocionais, entre outros diversos, acentuam a ansiedade já natural da época. O ideal é buscar alternativas para mitigar as reações negativas”, diz a pedagoga e professora no Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville (SC), Claudia Petry, ao site Olhar Digital.
Dicas para melhorar a saúde mental na reta final do ano
Escute música clássica
A música clássica pode te manter relaxado e te dar foco e concentração, principalmente em situações que necessitam de tranquilidade.
LEIA TAMBÉM: Coreia do Sul relata primeira morte por ‘ameba comedora de cérebro’
Faça leituras terapêuticas
Se você lê apenas conteúdos voltado ao trabalho e estudos, notícias ou pesquisas, é importante realizar leituras de forma terapêutica, pois o hábito ajuda nas funções cognitivas do cérebro, diminuindo o hormônio do estresse, os batimentos cardíacos e o ritmo da respiração.
Pratique aromaterapia
Outra dica é apostar em óleos essenciais naturais, para promover estímulos sensoriais, bem-estar e conforto.
ANÚNCIO
Faça hortoterapia
No mesmo sentido da aromaterapia, a hortoterapia consiste em cultivar plantas ou uma horta com o intuito de tratar distúrbios emocionais, reduzindo a depressão e a ansiedade, além de promover o senso de comunidade.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Veja programação: Réveillon deve reunir cerca de 2 milhões na Avenida Paulista
⋅ Jojo Todynho fará uma cirurgia e ganhará muito dinheiro em 2023, segundo vidente
⋅ Grávida da à luz na rua e criança bate cabeça no chão no Rio de Janeiro