Quando se está apaixonado pelo parceiro, é difícil identificar qualquer tipo de falha apresentada por ele, mesmo que sejam cometidas escancaradamente. Caso não haja cuidado, as idealizações podem tomar conta da realidade e converter a história do casal em uma mentira, bem como frustrações futuras.
ANÚNCIO
Os abusos, por exemplo, são os principais fatores que tomam este lugar e “fazem a festa na cegueira”. Com o tempo, seu companheiro acaba te controlando e definindo todos os seus passos.
Sendo assim, familiares e amigos vão sendo afastados de sua vida, complicando ainda mais a reversão do processo. Ao notar ataques verbais – e físicos –, provocações, ironias e joguinhos mentais, é necessário dar um fim ao relacionamento.
Se o parceiro não demonstra respeito e amor, de fato está prestes a se tornar um dos piores vilões da sua felicidade. Extraído do portal Nueva Mujer, abaixo você confere três sinais apresentados pelo seu parceiro de se suspeitar..
1 – Seu parceiro exige que você não tenha um emprego
Mesmo que pareça um gesto de “amor” e “preocupação” com seu conforto e diminuição de carga, muitos parceiros usam isso como uma forma de controlar sua vida em todos os estágios. Começa com o pedido para você não trabalhar e depois avança para outras exigências.
Não há nenhum tipo de problema que no relacionamento o casal concorde de forma saudável que um dos dois priorize ficar mais em casa para criar os filhos. Contudo, há de ser uma decisão tomada em conjunto, coerção e de forma benéfica aos dois, sem colidir com sonhos ou objetivos de ambos.
Veja mais: Relacionamento: 3 provas de que VALE A PENA investir em seu parceiro
ANÚNCIO
2 – Ele faz “piadas” de mal gosto em relação a você
Ele costuma te diminuir em frente aos amigos para soar como o “engraçado” da turma e resume tudo a uma “brincadeira”. Você é impossibilitado de achar ruim, pois, se o fizer, será visto como o culpado por “criar tempestade em como d’água”.
Além disso, pode causar repetição em outros problemas porque ele nunca admite que errou e sempre coloca a culpa sobre você.
“Quando seu parceiro se recusa a falar ou evita falar sobre assuntos que lhe dizem respeito e o manipula para acreditar que seu ponto de vista não é válido, é outra forma de controle “, explica a psicoterapeuta Amanda Perl à BBC .
3 – Finalmente você se viu sofrendo comparação
Dentre diversos sinais de abuso psicológico, este pode ser um dos mais dolorosos. Quando seu parceiro te compara a outra pessoa de uma forma negativa, sua verdadeira intenção é inferiorizar quem você é. Desta forma, sua autoestima pode despencar e deixar sua mente ainda mais complexada.
Caso se identifique com os tópicos listados, esteja ciente de que seu parceiro tem sido um dos maiores vilões da sua vida.