Estilo de Vida

Doença rara australiana que deixa olhos verdes “dói como parto”

Condição conhecida como ‘olho de Natal’ foi encontrada no sudeste da Austrália e fez mais de 30 vítimas

Menina sofreu com infecção apelidada de 'olho de natal' causada por besouro em região rural
Doença rara australiana que deixa olhos verdes “dói como parto” Imagem: reprodução UOL/ Instagram (@7newssyd)

Uma condição rara encontrada em uma região rural do sudeste da Austrália chamada de ‘olho de Natal’ está preocupando os médicos locais após mais de 30 pacientes serem diagnosticados com a doença.

ANÚNCIO

De acordo com reportagem da ‘UOL’, os especialistas informaram que a doença é causada por secreções tóxicas de uma espécie de besouro e provoca secreções oculares de cores fortes, causando dores extremas, comparadas até mesmo a de um parto.

Encontrado em zona rural

A condição tem sido encontrada em regiões rurais e de trabalho agrícola. O causador da enfermidade é um besouro chamado orthoporus, que tem aproximadamente meio milímetro e não é visto facilmente a olho nu. Quando é esmagado, o besouro libera uma toxina chamada de pederina que, em contato com o olho, causa bolhas na superfície ocular, fazendo que a região caia, conforme explicado pelo optometrista Rob Holloway.

‘Olho de Natal’

O olho esverdeado é causado pelas secreções, que dão a impressão da mudança de cor no órgão. Na imagem desta matéria, é possível observar como ficou o olho de uma das vítimas.

LEIA TAMBÉM: Você sabe o que é a síndrome de pica? Veja as causas, os sintomas e como tratar a doença

A reportagem informa que, desde o final de dezembro, foram 30 casos registrados na região de região de Albury-Wodonga, cidades gêmeas australianas. O médico optometrista comenta que a doença aparece mais durante o verão australiano e por isso leva esse nome.

Diagnóstico

Rob também explica que o diagnóstico da doença é fácil de ser percebido, pois os pacientes relatam dor extrema e visão turva. “Ouvimos pessoas comparando a dor com a de um parto”, relata.

ANÚNCIO

Tratamento

Mesmo com a dor extrema, a condição é tratada facilmente com colírios, anti-inflamatórios e antibióticos, e não deixa sequelas na vítima. “Hoje em dia, usamos uma lente de contato de bandagem sobre a área afetada, que impede que o ar chegue ao tecido danificado”, diz Holloway.

Precauções

Para evitar o contato do besouro com os olhos, a única forma de se proteger é utilizando óculos quando estiver ao ar livre e em áreas onde o inseto foi detectado.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS: 9 SINAIS que indicam FALTA DE FERRO no corpo

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias