Relacionamentos perfeitos não existem, porém as catástrofes podem ser evitadas. Normalmente, ninguém escolhe um parceiro na intenção de ter uma dinâmica conturbada. Afinal, o objetivo em estar com outra pessoa está centrado em somar positivamente.
Embora as relações amorosas apresentem suas problemáticas e complexidades, o saldo positivo do amor, respeito e companheirismo se sobressaem sobre qualquer outro pormenor. O problema surge quando passamos a adotar hábitos que, aos poucos, destroem o romance e não percebemos.
Conflitos internos, brigas e desentendimentos são alguns fatores que podem promover atitudes negativas por parte dos parceiros. Usado como escudo, certos hábitos acabam sendo desenvolvidos no relacionamento, gerando afastamento, irritação e, por fim, o desinteresse.
Leia mais: Relacionamento: Se faça estas 4 perguntas antes de dar SEGUNDA CHANCE a alguém
Por que devo me preocupar?
Se você deseja manter um relacionamento saudável e prazeroso ao lado do parceiro, deverá se atentar a possíveis péssimos hábitos adquiridos no contexto da relação. Certas atitudes podem acabar impedindo que o casal cresça saudavelmente.
Presumir que um parceiro pode intuir suas necessidades, tirar conclusões precipitadas e não aceitar que ele tenha discordado de algo, se enquadra perfeitamente entre as atitudes que você precisa excluir urgentemente de seu repertório.
De acordo com o especialista e pós-doutor ao Psychology Today, Mark Travers, abaixo você confere as três armadilhas comuns a serem prestadas atenção e como implementar alternativas mais saudáveis para cada situação.
3 PÉSSIMOS hábitos para DESaprender na relação amorosa
- Desaprenda: Se o parceiro não honrar com seu compromisso rapidamente, significa que ele não se importa. Ao invés disso, reflita: Pratique o modo paciente no lugar de tirar conclusões precipitadas. Estabeleça expectativas claras.
- Desaprenda: Os outros podem descobrir o que você precisa sem dizê-las ou pedi-las. Ao invés disso, reflita: Aprenda a se expressar de forma clara, pois as pessoas não são obrigadas a interpretar suas necessidades sem que você as esclareça.
- Desaprenda: A falta de conflito significa compatibilidade. Ao invés disso, reflita: Não faça acusações. Explique ao parceiro como suas ações tem feito você se sentir.