É normal que as tempestades ocorram em relacionamentos amorosos. Conflito de ideias, atitudes incômodas e ações precipitadas são acontecimentos que nem sempre é possível evitar. Contudo, o casal deverá ter uma boa comunicação e alto nível de maturidade para lidar com tais questões de forma saudável.
ANÚNCIO
Há situações em que uma das partes começa a agir exageradamente sobre algumas coisas, desestabilizando a harmonia, afeto e confiança que um dia já existiu. Tomar ações de determinadas formas pode significar traços de falta de amor-próprio.
Os que contam com uma autoestima equilibrada dificilmente serão vítimas de manipulações e controle por parte do parceiro – e, também, não invertem os papéis. Extraído do portal Nueva Mujer, abaixo você confere as três atitudes que apontam falta de amor-próprio.
1 – Obsessão incontrolada
Seu parceiro passou a ser o centro de sua vida. Você vive em função de descobrir o que ele quer, o que está fazendo, com quem fala, quantas pessoas segue nas redes sociais ou de quem ele ‘gosta’.
Neste estágio, suas ambições foram colocadas em segundo plano. Pessoas confiantes não sufocam os outros e encontram o equilíbrio certo entre tempo de qualidade e individualidade.
É possível também que essa baixa autoestima se apresente em comportamentos como pressioná-lo ou julgá-lo duramente por seus erros, além de remoê-los o tempo inteiro.
Leia mais: Relacionamento: 4 hábitos certeiros para deixar sua relação com o parceiro mais forte
ANÚNCIO
2 – ‘Ter é melhor do que não ter’
“Qualquer um é bom desde que não esteja sozinho” é um pensamento extremamente perigoso. Você acredita que para não ser julgado é necessário ter alguém ao seu lado, mas tome muito cuidado. Considere o ditado popular “antes só do que mal acompanhado”.
Entenda que se você decidiu ficar com alguém, o objetivo jamais deverá ser o desespero ou medo de estar só. O sentimento de paixão, amor e respeito deve ser mútuo.
3 – Ciúmes doentio
De fato, sentir ciúme é uma característica comum presente nos relacionamentos, quando certo grau é manifestado. Contudo, o sentimento pode facilmente se tornar uma das atitudes tóxicas muito claras em pessoas com baixa autoestima. A intensidade do ciúme os deixa inseguros, fazendo-os desconfiar de amigos, mensagens etc.
Isso se refere à falta de confiança no casal e em si mesmo, além do fato de ser desgastante ficar 24 horas no outro analisando todos os seus passos. Seu parceiro também é um ser humano que merece amigos, liberdade e privacidade.