Relacionamentos saudáveis não significam relacionamentos perfeitos. Embora ambos se respeitem, se amem e se cuidem, ainda assim os aspectos negativos podem se manifestar. Isso acontece porque seres humanos erram e acertam. Contudo, há alguns tipos de erros que não podem passar batidos.
ANÚNCIO
Controle, abuso e manipulação são características que jamais devem ser ignoradas. Diferente de erros comuns cometidos no dia a dia, tais atitudes são intencionais na maioria das vezes. Geralmente, o parceiro usa destes artifícios para se sentir proprietário de alguém, invadindo todos os seus espaços e deletando sua liberdade.
O ‘gaslighting’ é uma técnica muito usada por parceiros controladores, a fim de tê-lo em suas mãos quando e como quiser. Vítimas de tais companheiros acabam tendo sua felicidade comprometida.
Leia mais: Relacionamento: 11 sinais de que seu compromisso com o parceiro NÃO é saudável
O que é o ‘gaslighting’?
“Gaslighting é uma forma de abuso psicológico projetada para deliberadamente manter o alvo desequilibrado e prejudicar sua autoestima para ganhar poder e controle sobre ele. O gaslighting ocorre no local de trabalho, na política e em relacionamentos próximos ou íntimos. Mas como você o reconhece? Ao contrário do bullying aberto, o gaslighting pode ser sutil e insidioso”, explica a psicóloga e pós-doutora, Melanie Green, ao Psychology Today.
Assim que notas os sinais, é importante buscar ajuda de amigos, familiares e profissionais da área da saúde mental. Abaixo você confere as cinco técnicas de manipulação, extraídas da mesma fonte.
5 táticas perigosas de ‘gaslighting’ que você pode ser vítima
- Pessoas manipuladores mentem sobre coisas que você já sabe a verdade.
- Eles te acusam de mal comportamento sobre coisas que eles mesmos praticam.
- Eles te acusam de ser louco, emocionalmente desequilibrado ou sensível demais.
- Eles acabam te minando de maneiras sutis.
- Quando você confronta um manipulador sobre seu comportamento, ele costuma desviar ou distrair a atenção.