Relacionamentos maduros e consistentes certamente contam com a segurança de ambas as partes. É praticamente impossível se relacionar com uma pessoa de modo saudável sem sentir-se seguro e aceito. Para saber o status de seu compromisso amoroso neste quesito, existem alguns sinais indicadores.
ANÚNCIO
Uma das piores sensações dentro de uma relação amorosa é de estar sempre na zona de perigo, tomando mínimos cuidados para não sair dos eixos. Agir apenas por medo de perder a pessoa amada revela que a conexão já foi embora há muito tempo.
“Sentir-se seguro nos relacionamentos, principalmente nos relacionamentos íntimos, é essencial. Se você não se sente seguro e está sempre pisando em ovos, não apenas está sempre ansioso , mas também pode se voltar contra você - você periodicamente fica ressentido e explode - ou adota o papel de mártir e eventualmente se esgota”, explica o terapeuta Robert Taibbi, ao portal Psychology Today.
“Mais importante, você nunca consegue o que realmente precisa - nunca tem um lugar onde possa ser você mesmo, desista da ansiedade ou das máscaras que usa e se incline para um relacionamento em que se sinta cuidado, amado e aceito”, complementa.
Leia mais: Relacionamento: 5 sinais de que você está emocionalmente INDISPONÍVEL
5 provas de que você está seguro em seu relacionamento
É impossível definir o futuro de qualquer relação na vida, haja vista que as pessoas mudam o tempo inteiro e, muitas delas, conseguem até mesmo mascarar suas atitudes e mostrar-se totalmente o oposto em sua verdadeira essência. Contudo, os pequenos sinais do dia a dia já dão indícios de zona de perigo ou segurança.
Extraído da mesma fonte, confira os sinais de que existe segurança em seu relacionamento e você pode descansar:
- Seu parceiro te aceita, ao invés de te julgar.
- Você sente que está sendo levado a sério e escutado, ao invés de invisível e dispensado.
- Existem outras pessoas com quem você sabe que pode contar.
- Como casal, os dois trabalham como um time em tudo o que se propõem.
- Sempre há alguém disposto a se responsabilizar.