Na próxima quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de março, o Shopping SP Market, localizado na zona sul de São Paulo, promove uma campanha de doação de sangue. A ação acontece em parceria com a página Amorsedoa e a empresa H.Hemo Hemoterapia Brasil.
ANÚNCIO
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS). O número representa 1,4% da população, o que significa que está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e 5% registrado em países europeus.
A Fundação Pró-Sangue faz uma alerta neste pós-Carnaval devido aos estoques de alguns tipos sanguíneos estarem abaixo do esperado. Isso ocorre devido às viagens e compromissos que impedem a doação. No dia 28 de fevereiro sangues dos tipos O+ e A- estavam em estado de alerta, já os tipos O- e B- se encontravam em estado crítico.
LEIA TAMBÉM: Dormir com o ventilador ligado faz mal?
“Queremos ressaltar para o nosso público como é importante e responsável esse ato. O objetivo é que nosso ponto de coleta seja um facilitador para quem pretende doar. Esperamos que a campanha alcance um número expressivo de doações e salve muitas vidas”, diz Maíra Santos, gerente de marketing do SP Market sobre a campanha.
Um dos responsáveis pela ação, a ONG Amorsedoa teve início em 2018, afim de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Desde então, o projeto realizou mais de 600 ações, sendo 40 mil bolsas de sangue coletadas.
Regras para a doação de sangue
Para se tornar doador, a Pró-Sangue estabelece algumas normas:
ANÚNCIO
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento com foto recente.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS: Relacionamento: 6 benefícios do amor para o corpo humano