De fato, todo relacionamento amoroso necessita de manutenção em algum período da trajetória. É importante sempre se atentar aos detalhes para que o casal cresça junto de forma consistente e saudável. Contudo, nem sempre ocorre desta forma.
Há cenários em que o compromisso amoroso já se encontra completamente defasado, não havendo mais possibilidade de consertar, a não ser cada um seguir seu caminho. Entretanto, é possível mensurar a possibilidade de reparos.
Caso o casal perceba traços de negatividade na relação e decidam, em conjunto, mudar o cenário para melhor. Pode ser que valha a pena dar uma chance. Neste contexto, o ideal é rever algumas atitudes para a dinâmica mudar e a relação ficar ainda mais forte. Tirar o relacionamento do fundo do poço não é uma tarefa impossível, mas requer mudanças.
De acordo com o portal da Universidade de Amherst, pessoas dentro de um relacionamento saudável são completamente mais felizes e menos estressadas no dia a dia. é possível resgatar o modelo saudável em um compromisso amoroso seguindo estes três passos apresentados pela mesma fonte.
1 – Está na hora de se cuidar
Para um relacionamento saudável, o cuidado deve ser mútuo. Além do compromisso, é importante focar também em si mesmo e se doar na mesma medida que seu parceiro.
Renunciar a algumas coisas não significa largar a si mesmo. Para que um casal esteja bem, é preciso que ambos estejam bem individualmente.
2 – Fortaleçam a confiança por meio da ação
Não sejam o tipo de pessoa que faz promessas vazias. Cumpram todos os planos realizados em conjunto, honrando suas palavras. Relações saudáveis são completamente confiáveis e sem espaço para rupturas.
Leia mais: Relacionamento: Evite estes 6 detalhes que podem ARRUINAR sua relação com o parceiro
3 – Sejam centrados e se comuniquem
Embora você seja o par de alguém, isso não significa que os dois irão concordar com todas as decisões, além de conflitos serem completamente comuns. Diferenças não significam desamor, isso reflete apenas a individualidade de cada um.
- Acalme-se antes de falar. Esfrie sua cabeça e filtre suas emoções para não dizer algo que poderá se arrepender depois.
- Expresse seus sentimentos. Compartilhe como você se sente e o que deseja sem atribuir culpa ou motivos. Depois foque em como a situação pode ser melhorada.
- Mantenha sua linguagem clara e específica. Tente descrever o comportamento com o qual você está chateado e críticas e julgamentos ao parceiro. Ataque o problema, não a pessoa.
- Concentre-se no problema atual. Resolva um problema de cada vez e evite trazer outras questões que não envolvam aquela situação.
- Assuma a responsabilidade pelos erros. Peça desculpas se você fez algo errado; vai um longo caminho para acertar as coisas novamente.
- Reconhecer que alguns problemas não são facilmente resolvidos. Entenda que vocês são seres individuais e possuem pensamentos diferentes. Em qualquer cenário, preserve o bem-estar do casal e revejam a situação em conjunto para descobrir o que pode ser melhorado.