O jovem Mike Krumholz de 21 anos, morador do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, viu sua vida mudar completamente após perder a visão do olho direito após ser infectado por um parasita.
ANÚNCIO
O organismo ‘comeu’ a sua córnea enquanto ele cochilava por cerca de 40 minutos utilizando as lentes de contato. Assim que o rapaz acordou, ele percebeu o problema: “Minhas lentes de contato ficaram muito irritadas, como se estivessem flutuando no meu olho”, explicou ao The Daily Star.
A princípio, os médicos diagnosticaram o jovem com uma infecção simples. Contudo, após um tempo especialistas oftalmológicos informaram que ele sofria de ceratite amebiana, problema que teria se agravado com os primeiros tratamentos indicados.
ATENÇÃO! IMAGENS FORTES
O que é ceratite amebiana?
Essa é uma doença rara que ocorre devido a uma infecção por uma ameba do tipo Acanthamoeba, que deixa sequelas graves em humanos.
De acordo com o Meganotícias, a doença pode se tornar fatal caso não haja tratamento adequado ou a infecção afete algum lugar que comprometa o o corpo humano. No caso de Mike, a ceratite amebiana afetou seus olhos e se alojou na córnea, uma espécie de tecido transparente que cobre o globo.
ATENÇÃO! IMAGENS FORTES
ANÚNCIO
Fatores de risco
O parasita é encontrado na natureza e está presente geralmente em parte de água não tratada. O Centro de Controle e Prevenção (CDC) dos Estados Unidos explica que pessoas que utilizam lentes de contato possuem mais risco de desenvolver a infecção. A ameba pode aparecer devido aos seguintes fatores:
- Manuseio incorreto das lentes;
- Não desinfetar as lentes;
- Usar lentes de contato na piscina, banheiras de hidromassagem ou até mesmo no chuveiro;
- Entrar em contato com água contaminada;
- Possuir histórico de danos na córnea.
Sintomas
Os sintomas que podem indicar a infecção são:
- Dor nos olhos;
- Irritação do globo ocular;
- Visão turva;
- Sensibilidade à luz;
- Sensação constante de que você tem algo em seu olho;
- Lágrimas excessivas.
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar, e não diagnosticar doenças. Caso apresente sintomas, procure um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem prescrição.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Sífilis: saiba mais sobre a infecção, as causas e como tratar
⋅ Novo estudo revela alimento que pode ser responsável pela queda de cabelo