Uma boa higiene bucal não está relacionada somente ao fato de escovar bem os dentes, mas também toda a boca e principalmente a língua. Caso isso não seja feito de forma correta, é possível notar o aparecimento de diversos problemas, entre eles a saburra lingual.
Também chamada de língua branca, essa camada que cobre a língua ocorre devido ao acúmulo de placas bacterianas, ou seja, restos de alimentos e bactérias. Sua causa principal é a má higiene bucal e da língua, podendo ocorrer em qualquer idade.
Como é uma língua saudável?
De acordo com o site do Dr. Drauzio Varella, uma língua saudável deve ser rosada em quase toda superfície, porém uma pequena quantidade de saburra é considerada normal. Caso você note uma quantidade considerada dessa substância ou perceber uma língua completamente esbranquiçada, é preciso consultar um dentista.
LEIA TAMBÉM: 4 ingredientes que podem auxiliar em problemas gastrointestinais
Causas
Conforme informado, a saburra é mais comum em pessoas que não fazem uma higiene correta da boca e da língua. Outras causas para o problema são:
- Uso de cigarro e consumo de álcool;
- Desidratação;
- Lesões na boca;
- Uso de medicamentos;
- Infecções bacterianas, como herpes;
- Sintoma de gastrite.
Quem sofre com o problema de saburra lingual costuma apresentar mau hálito, além de alteração no sabor dos alimentos. Em caso mais graves pode causar alteração na flora bucal e o aparecimento de cáries e tártaros.
Tratamento
O tratamento para a condição vai depender da causa do problema. O dentista pode prescrever medicamentos para o problema em si, mas caso a língua branca seja causada por outras doenças, como a gastrite, é preciso de remédios específicos para isso, como um antirrefluxo, por exemplo.
Contudo, o tratamento principal consiste em uma boa higiene da boca. “É fundamental escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental, escovar a língua com escova e/ou raspadores linguais, indicados pelo dentista, evitar períodos longos de jejum e hidratar-se”, recomenda a a cirurgiã-dentista Luana Ravanini.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Dor nas costas ou problemas renais? Veja como diferenciá-los
⋅ Você dorme muito rápido? Isso pode ser um problema de saúde
⋅ Jovem decide ficar 1 mês sem celular e esses são os resultados