Terminar uma relação é difícil, mas ainda mais difícil que o término é lidar com a culpa do rompimento. Você deve ter analisado bem a decisão antes de decretar o fim da relação, mesmo assim, se sentir mal e culpado por ver outra pessoa chorando também pode te fazer mal. Por isso, é preciso aprender a lidar com essa culpa.
Para se sentir melhor e sair o mais rápido possível dessa situação, o psicólogo Mark Travers explica que existem três etapas para superar a culpa.
Reconheça seus sentimentos
O primeiro passo para lidar com a culpa é reconhecer os seus sentimentos. Mesmo sendo algo óbvio, é preciso validar para si mesmo as próprias emoções e refletir sobre tudo que você sente.
Você pode escrever sobre os seus sentimentos em um papel ou conversar com amigos e familiares sobre isso. O importante é colocar para fora.
LEIA TAMBÉM: Relacionamento: 3 formas de se apaixonar novamente após uma briga séria
Assuma seu papel na separação
Muitas pessoas, ao escolherem o término, tendem a culpar o outro pelas escolhas própria. O fim realmente chega em virtude de problemas que existem na relação, mas saiba compreender qual o seu papel no rompimento.
Se perdoe
Após reconhecer seus sentimentos e assumir o seu papel na separação, é preciso se perdoar pelos erros cometidos e também por ter optado pelo fim. Você vai se perguntar foi a melhor escolha a ser feita e a resposta pode não ser imediata, mas é importante sempre lembrar que as atitudes de ambos culminaram no fim. Nesse aspecto, é importante se curar dessa última relação antes de arriscar novamente. Isso vai impedir que você sofra ou faça alguém sofrer.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Relacionamento: 8 qualidades que você precisa ter para liberar seu verdadeiro EU
⋅ Relacionamento: 5 maneiras de criar um namoro PERFEITO e de CONTO DE FADAS
⋅ 4 hábitos comuns que podem CAUSAR O FIM do seu relacionamento