Parceiros emocionalmente indisponíveis são revelados por meio de suas atitudes dentro de um relacionamento. Em cenários como esse, a conexão entre o casal por meio da vulnerabilidade é quase nula, haja vista a falta de alcance mútuo em tópicos sentimentais.
ANÚNCIO
Além disso, todo tipo de conflito (interno ou externo) acaba sendo invisibilizado e considerado como coisas “bobas”, em alguns casos. Uma pessoa que se mostra rasa quando é necessário ter profundidade, se revela completamente alguém emocionalmente indisponível.
Existem algumas atitudes que mostram como uma pessoa em tal cenário acaba agindo. Ao identificá-las, é necessário tomar ciência de que dificilmente uma relação sólida, madura e sem rupturas será construída.
Só o tempo pode dizer
Para identificar um parceiro em condições emocionais indisponíveis, é preciso ter um repertório de vivência ao seu lado. Em certo nível, já será possível identificar as condições da relação por meio das ações.
De acordo com a terapeuta Imi Lo, ao portal Psychology Today, é preciso comunicar suas necessidades e desejos ao parceiro, sem atacá-lo ou adotar uma postura de exigência.
“Muitas vezes é difícil identificar se alguém está emocionalmente indisponível, especialmente nos estágios iniciais de um relacionamento. Eles podem ser charmosos e envolventes e fazer você se sentir comprometido. Mas conforme o tempo passa e o relacionamento se aprofunda, você pode se sentir sozinho e insatisfeito e sem saber por quê”, explica a especialista.
Extraído da mesma fonte, abaixo você confere os três tipos de companheiros em questão.
ANÚNCIO
Leia mais: Relacionamento: 8 qualidades que você precisa ter para liberar seu verdadeiro EU
Preste atenção nestes 3 tipos de parceiros emocionalmente INDISPONÍVEIS
O bobo da corte: Assim que você revela suas emoções que ele não consegue lidar, seu parceiro converte a situação em uma piada ou a banaliza.
O consertador: Quando você está bravo, ao invés de te ouvir, ele começa a sugerir como resolver o problema.
O conselheiro: Seu parceiro costuma se enxergar como o maduro da história. Contudo, há um limite a profundidade de seu cuidado e compreensão. eles podem ser humilhantes e condescendentes às vezes.