Se você gosta de comprar perfumes, seja para você ou para dar de presente, já deve ter reparado em dois nomes que costumam vir acompanhados em algumas fragrâncias: Eau de Toilette e Eau de Parfum. Mas você sabe o que esses nomes querem dizer?
Além do tipo de perfume, entre frescos, aromáticos, adocicados, aquáticos, amadeirados, entre outros, esses dois nomes significam, em resumo, a ‘potência’ da fragrância.
Eau de Toilette
A palavra ‘eau’ vem do francês e significa água, já ‘toilette’ representa banho. Ou seja: água de banho. Esse tipo de perfume é considerado mais sutil e possuem menor concentração dos óleos que compõem o aroma do produto.
“Normalmente, a concentração de água de colônia está entre 8 e 12%” explica Mary Wallace, diretora de compras e marketing da produtora de fragrâncias D.S. & DURGA.
LEIA TAMBÉM: 5 perfumes que toda mulher rica usa
Devido à característica de ser mais suave, sua duração no corpo costuma ser menor do que a de perfumes de outros tipos, fixando em média 5 horas ou menos.
Eau de Parfum
Já nos perfumes Eau de Parfum a concentração de óleos aromáticos é maior, sendo entre 12% e 18%.
“Como o óleo está presente em maior concentração, a silagem, o poder de duração do perfume, frequentemente muda, e esse maior desgaste mudará a forma como a fragrância se desenvolve na pele ao longo do dia”, diz Mary.
Eau de Cologne ou Eau Fraiche
Além das duas categorias mais conhecidas, ainda existem as fragrâncias Eau de Cologne ou Eau Fraiche, que é mais suave, de menor duração e concentração de aromas. Dura cerca de 2 horas na pele e possui uma concentração baixa, entre 2% a 4%. Além disso, perfumes Eau Fraiche costumam ser mais baratos.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Perfumes femininos mais elogiados para você arrasar
⋅ 7 perfumes masculinos que conquistam no primeiro encontro
⋅ Perfumes femininos pouco conhecidos para você se sentir exclusiva