Cair na rotina enquanto se tem um relacionamento é algo muito perigoso. Reparos, manutenções e inovações dentro da relação são ferramentas necessárias para manter a chama acesa. De fato, no início as coisas são mais fluídas, mas o sentimento inicial pode acabar se perdendo.
Pequenas ações no dia a dia acabam fazendo a diferença, sejam elas boas ou ruins. Palavras de afirmação, afeto, toque, respeito, cuidado e amor são meio colaboradores para o crescimento e permanência saudável do casal.
Por outro lado, caso não haja respeito, comunicação, amor, carinho e outros atributos positivos demonstrados, o efeito será completamente o oposto de uma relação saudável e harmônica.
Reflita sobre como você e o parceiro têm conduzido a vida a dois. Suas ações fazem toda a diferença no dia a dia.
Leia mais: Relacionamento: Sua relação NÃO vai avançar se você deixar de tomar estas 3 atitudes
A importância da manutenção
Os erros fazem parte da construção de um relacionamento, pois ninguém é perfeito. O problema surge quando não há preocupação em reparos. Sendo assim, acaba repetindo as mesmas atitudes até desgastar o compromisso amoroso.
“Muitas pessoas vêm para a terapia perguntando por que lutam para manter seu relacionamento em um lugar saudável”, explica o psicólogo e pós-doutor, Mark Travers, ao Psycholgy Today.
“Gerenciar conflitos nos relacionamentos é mais fácil dizer do que fazer. No entanto, ao evitar esses erros aparentemente pequenos, você pode abrir caminho para um relacionamento mais saudável com seu parceiro”, complementa o especialista.
Extraído da mesma fonte, abaixo você confere três erros que podem comprometer seu relacionamento.
Estes são os 3 erros que você comete, capazes de acabar com sua relação
- Você sempre tenta vencer uma discussão (avalie se está sendo uma pessoa orgulhosa demais).
- Você evita se expressar emocionalmente (falta de vulnerabilidade pode impactar até mesmo na intimidade).
- Você não costuma prestar muita atenção para a necessidade de limites (não os reconhecer é correr o risco de ultrapassá-los).