Recentemente a apresentadora Anne Marjorie, do telejornal Bom Dia RN, revelou ter passado por momentos difíceis de saúde. Segundo relato, no dia 3 de abril ela sofreu um ataque cardíaco sintomático e foi levada às pressas ao hospital onde precisou passar por procedimentos de reanimação.
ANÚNCIO
Em seu relato, Anne revela que além dos sintomas “clássicos” também apresentou sinais pouco associados com o infarto.
Lábios latejando, tontura e ânsia de vômito estão entre os sintomas relatados pela apresentadora que não são normalmente associados ao infarto, mas que podem ser comuns quando o quadro é apresentado por uma mulher.
Além disso, Anne também revelou ter sentido os sintomas clássicos: dor intensa no braço esquerdo, dor no peito e respiração curta.
Mulheres podem apresentar sintomas diferentes
Apesar do infarto possuir sintomas típicos, algumas diferenças de sintomas podem ser apresentadas entre homens e mulheres.
Enquanto os homens relatam praticamente os mesmos sintomas, as mulheres chegaram a relatar sintomas diferenciados e até mesmo a ausência de sintomas.
Conforme publicado pela Viva Bem, a Federação Mundial do Coração afirma que os sinais comuns do ataque cardíaco podem ser diferentes entre as mulheres, sendo a dor menos concentrada no peito e chegando a se espalhar pelo pescoço, braços, abdome e costas. Os especialistas também alertam para uma sensação de cansaço inexplicável antes da evolução da patologia.
ANÚNCIO
Entre os sintomas atípicos do infarto estão:
- Azia ou indigestão;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Tontura;
- Palpitações;
- Ansiedade inexplicável.
Entre os sintomas típicos do ataque cardíaco, são relatados:
- Dor aguda no peito;
- Falta de ar;
- Sudorese, suor frio;
- Palidez;
- Sensação de desmaio.
Dentre eles, a dor no peito é o sintoma mais persistente, podendo durar mais de 20 minutos com relatos de se espalhar pelo braço e ombro esquerdos.
Apesar do maior número de infartos entre homens, as mulheres tendem a apresentar o quadro de maneira mais grave, sendo que doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo.
Leia também: Síndrome de Burnout: 10 sintomas que revelam que você tem esgotamento profissional