Como se mede a inteligência dos animais? Vários aspectos são considerados para determinar isso, e não é uma tarefa fácil, pois há vários fatores que devem ser levados em conta. No entanto, isso ajuda os cientistas a ponderar quais são os mais espertos do reino animal.
ANÚNCIO
Por muito tempo pensou-se que era o cão. Mas a realidade é que há todo um universo de possibilidades que superam nosso amigo quadrúpede. Na verdade, quando perguntamos ao ChatGPT sobre os animais mais inteligentes do mundo, ele não colocou os peludinhos sequer no top 5.
Levando em consideração a resolução de problemas; aprendizagem e memória; flexibilidade cognitiva; uso de ferramentas; comunicação e socialização e habilidades sociais, a IA colocou outras cinco opções acima do animal doméstico mais popular do mundo.
LEIA TAMBÉM: Como seria o mundo se não existissem os homens? Inteligência artificial mostra como seria
Os animais mais inteligentes de acordo com ChatGPT são chimpanzés, golfinhos, corvos, elefantes, cães e pássaros
- Cetáceos: Golfinhos e baleias, especialmente os golfinhos nariz-de-garrafa e as orcas, são conhecidos por sua inteligência social, habilidades de comunicação sofisticadas e capacidade de aprender e realizar tarefas complexas
- Primatas: Os primatas, como os chimpanzés, os bonobos e os orangotangos, são reconhecidos pela sua inteligência. São capazes de usar ferramentas, aprender línguas de sinais, resolver problemas e mostrar uma ampla gama de comportamentos sociais e cognitivos.
- Elefantes: Os elefantes são animais altamente inteligentes e sociais. Possuem uma memória excepcional, são capazes de se reconhecer em um espelho e mostrar empatia para com outros indivíduos de sua espécie
- Corvos e papagaios: Estas aves são conhecidas por sua capacidade de resolver problemas, usar ferramentas e demonstrar habilidades cognitivas surpreendentes, como reconhecimento facial e raciocínio lógico.
- Porcos: Os porcos demonstraram habilidades cognitivas avançadas, como a resolução de problemas, o aprendizado rápido e a adaptação ao ambiente.
Lembrando que as suposições da IA se baseiam em uma larga rede de dados cruzados, mas não possui nenhum embasamento científico que possa categorizar sua opinião como definitiva.