Um dos maiores receios para pessoas desconfiadas em um relacionamento está na possível atitude de infidelidade por parte do parceiro. Embora não seja algo a se desejar ou esperar das pessoas que você ama, a traição vai depender do autor e não pode ser controlada pela vítima da situação.
ANÚNCIO
Existem diversos motivos para que uma pessoa seja infiel com o parceiro. No entanto, a atitude reflete no caráter de quem é infiel, haja vista a falta de responsabilidade afetiva que foi estabelecida com a vítima de traição. Ainda assim, pelo caminho é natural cativar mitos sobre a infidelidade.
“A infidelidade é uma das principais razões pelas quais as pessoas procuram um terapeuta, sozinhas ou com um parceiro”, escreve o terapeuta sexual Marty Klein, ao portal Psychology Today. “Acredito que ouvi todas as razões possíveis para isso, todas as desculpas possíveis para isso, e todas as reações possíveis a isso. A maioria das pessoas pensa que sabe algo sobre a infidelidade como um assunto geral, mas quando isso realmente ocorre na vida de alguém, elas precisam de libertar rapidamente quaisquer mitos comuns sobre isso.”
Leia mais:
Baseado na mesma fonte, abaixo você confere os pensamentos irreais alimentados em torno da traição.
6 MITOS sobre infidelidade que talvez você tenha alimentado
Mito 1: “Um parceiro vigilante pode prever um ato de infidelidade”. Se uma pessoa quiser trair o companheiro, sempre encontrará um jeito de executar.
Mito 2: “Infidelidade é sempre sobre sexo”. Outras razões que envolvem traição podem estar relacionadas com raiva, autonomia e até mesmo amor.
ANÚNCIO
Mito 3: “Algumas pessoas são apenas ‘viciadas em sexo’”. Esse rótulo é complicado e equivocado.
Mito 4: “É sempre melhor admitir um affair”. Isso vai depender muito do objetivo da pessoa.
Mito 5: “Uma vez traidor, sempre traidor”. Muitas pessoas ficam devastadas e podem mudar.
Mito 6: “Casamentos não podem sobreviver a uma infidelidade”. Pessoas frequentemente se comprometem a transformar seus relacionamentos.
Vale lembrar que: a ideia do artigo é trazer os mitos que envolvem infidelidade, sem apontar qual seria a atitude mais adequada em relação ao contexto. Caso esta seja sua situação, o melhor caminho é refletir sobre formas de não comprometer sua felicidade e buscar ajuda profissional com terapeutas.